Como se explicam as características especiais dos bandeirantes paulistas e sua opção pelas atividades sertanistas durante os séculos XVI e XVII?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os “Bandeirantes”, também chamados “Sertanistas”, foram os exploradores pioneiros a desbravar os sertões brasileiros, entre os séculos XVI e XVIII.
Via de regra, eram descendentes diretos de europeus, sobretudo portugueses e foram responsáveis por expandir e conquistar os limites das possessões da colônia lusitana.
Os bandeirantes dilataram as fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas, conquistando "palmo a palmo" cada região a partir de cada expedição realizada.Munidos de coletes e armaduras, bem como pistolas, arcabuzes, espingardas, mosquetes, bacamartes, espadas, lanças, bestas, etc, os destacamentos de bandeirantes adentravam as matas brasileiras, integrados por tropas de índios e caboclos, estabelecendo núcleos de povoamento e fazendo guerra.
Não obstante, estes pioneiros falavam mais o idioma tupi do que o próprio português.
A eles é creditada a descoberta de metais e pedras preciosas das regiões mineradoras, bem como o fomento da economia na colônia, uma vez que praticavam o comércio, sobretudo de gado e escravos indígenas para a agricultura e a dizimação de tribos inteiras, quer pela violência ou pelas doenças.
Principais Tipos de Bandeirantes
De partida, vale distinguir as ações dos bandeirantes daquelas perpetradas pelo Governo oficialmente, a saber, as “Entradas”, financiadas pela coroa, mas circunscritas ao Tratado de Tordesilhas.
Por sua vez, as “Bandeiras” eram expedições particulares, muitas vezes com apoio extra oficial da coroa, para obtenção de metais e pedras preciosas, conhecidas como “bandeiras de prospecção”; para a captura e escravização de indígenas (primeiramente os mais arredios, depois, os já catequizados nas missões jesuíticas); e aquelas conhecidas como “Sertanismo de Contrato”, nas quais os bandeirantes eram contratados como mercenários para combater índios agressivos e negros quilombolas.
São Paulo e os Bandeirantes
De partida, vale ressaltar que os bandeirantes se concentraram no atual estado de São Paulo, por onde sua passagem gerou inúmero de vilas, que viraram cidades.
Usando o rio Tietê e seus afluentes, eles eram capazes de cruzar as densas florestas que separavam o litoral do planalto, transformando São Paulo num entreposto avançado, logo após a Serra do Mar, ligando São Vicente no litoral com o interior da colônia, lembrando que o povoamento português se concentrou no litoral, onde eram praticados o extrativismo do pau-brasil e o plantio da cana-de-açúcar.
Contexto Histórico
A partir da segunda metade do século XVI, com a união das coroas ibéricas, já se organizavam as Bandeiras que adentravam o território brasileiro para conter os ataques indígenas. Contudo, a partir de 1595, a escravização dos gentios estava proibida pela corte na colônia.
Por sua vez, no século XVII, os holandeses tomam o controle dos mercados africanos, tornando a mão de obra negra escassa e levando à escravização do índio, muitas vezes com o aval da metrópole.
Explicação:
Espero ter ajudado, Att Bons Estudos!!!