Como se estruturou o imperialismo da Inglaterra na America Latina ?
Soluções para a tarefa
Na época da expansão capitalista, os países da América já eram, em sua maioria, livres e independentes, portanto a atuação europeia foi de forma indireta. Os Ingleses exerciam, nesses países, um imperialismo indireto, por meio de empréstimos e acordos.
No final do séc. XIX, os EUA já dominavam algumas regiões do pacífico, além da China e do Japão. A base do imperialismo norte-americano era indireta, no entanto há casos de intervenções diretas na América Latina:
Cuba- Era a última colônia espanhola, muito lucrativa por causa do açúcar e do tabaco. Os EUA, embasados na sua ideologia “América para os americanos”, além disso, reagindo a suposto afundamento de um navio americano, entram em guerra com a Espanha, apoiando a independência de Cuba, foi chamada de “Guerra Hispano-Americana”. Os EUA ganham a guerra, e pedem a Cuba, como recompensa, a assinatura da Emenda Platt, que dava aos americanos série de vantagens, como baixas taxas alfandegárias, não serem submetidos as leis do país e a base militar de Guatamo. Essa Emenda vale até 1950.
Panamá- Era parte da Colômbia. Os EUA tenta negociar com a Colômbia a construção de um Canal ligando o Mar do Caribe ao Oceano Pacífico, facilitando o comércio para si. No entanto a Colômbia nega. Americanos passam a incentivar e ajudar cidadão da região onde seria construído o canal a fazerem independência. Com a ajuda militar dos EUA, é criado o Panamá que como recompensa dá aos americanos o direito de construir o Canal do Panamá.
Armas do imperialismo norte-americano:
Possuíam muito capital a ser investidoPolítica do Big Stick, que afirmava que quando as ações diplomáticas falhavam, usava-se a violência.Doutrina Monroe, afirmava que “A América era para os americanos”.Doutrina do Destino Manifesto, que dizia que era dever dos norte-americanos guiar os demais países da América à liberdade