Como se estrutura normalmente um seminário?
Soluções para a tarefa
Resposta:Seminário é uma forma de evento que consiste na exposição e no debate de ideias sobre um determinado tema. Diferente de uma conferência, o objetivo aqui é agregar conhecimento ao assunto em destaque, sem focar na apresentação de resultados específicos. No final, o orador abre um espaço para discussão.
Apesar do caráter educacional, esse tipo de evento também pode ser organizado por um produtor contratado, desde que ele saiba com o que e quem está lidando. Como em qualquer produção, algumas etapas precisam ser cumpridas para que seu evento ocorra tranquilamente, atraia o público e alcance os objetivos propostos.
Tema central
O primeiro e mais importante passo para montar um evento desse tipo é a escolha de um assunto central. Esta tarefa fica a cargo da instituição que propôs o seminário, seja uma empresa, faculdade, escola técnica, congresso, etc. Mas se o evento estiver sendo planejado por um produtor contratado pela instituição, a missão dele é dar ideias de como expor esse tema, conhecer o assunto para sugerir formatos de convite, local, divulgação e até apontar brindes para os participantes.
Lista de convidados bem elaborada
Os convidados são os palestrantes, aqueles que detêm um notório conhecimento sobre a pauta do seminário e que irão despertar o interesse do público. Esses nomes precisam ser muito bem escolhidos, pois são eles os principais responsáveis pela qualidade do que será debatido. Os convidados certos são um chamariz para o público.
Garanta que a lista de nomes que iram figurar no seu seminário seja de enorme importância para o assunto, que eles sejam o que o público quer ver e que possam dar uma contribuição efetiva para o tema em pauta.
Expositores e as despesas
Depois do tema proposto, é o momento de entrar em contato com os expositores, pessoas que têm conhecimento aprofundado sobre o tema e, geralmente, são do meio acadêmico. Quanto maior a importância do palestrante, maiores os custos para contratá-lo. Pode ser que ele não cobre cachê mas, mesmo assim, existirão gastos como transporte, alimentação e estadia.
Caso a instituição não possa oferecer uma boa quantia para isso, é possível sugerir cobrança pela inscrição, desde que seja um valor proporcional ao cobrado pelo orador. Outra saída, que é inclusive bastante recomendada, é a captação de patrocínios.
Espaço adequado
A partir da definição do tema e do número de integrantes do público, você poderá definir o local do evento. Os auditórios podem ser nos mais variados locais: faculdades, hotéis, sala de reuniões, em uma empresa ou em uma sala de conferências alugada para essa finalidade. Entretanto, é necessário mensurar a quantidade de interessados em participar, uma vez que o espaço escolhido precisa ter acessibilidade adequada e comportar todos os presentes com conforto e segurança. O ideal, no caso dos seminários e demais eventos educativos, é reservar o local com antecedência e limitar o número de inscrições.