História, perguntado por swyane1, 1 ano atrás

Como se encontrava o Paraguai às vésperas do conflito sobre a guerra do paraguai

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiz
250
Olá!

O líder paraguaio Solano López organizava um projeto de expansão territorial que criasse ao comércio paraguaio uma saída para o mar, para que não precisassem atravessar a Bacia do Prata, já que esta pertencia ao Brasil, Argentina e Uruguai, o que gerava conflitos entre o Paraguai e esses países. O governo paraguaio se dedicou à produção de armamentos e à ampliação dos exércitos, que poderiam serem usados em uma batalha expansionista.

O início da guerra também foi atribuído aos interesses econômicos que a Inglaterra tinha na região. A Inglaterra se intrometeu mesmo e doou dinheiro para a Tríplice Aliança, querendo impedir o aparecimento de um concorrente comercial autônomo, que se tornasse modelo às demais nações latino-americanas.

Antlazaro2011: esso fala sobre a guerra do uruguaia
Respondido por ferretti
32

O Paraguai, antes da Guerra do Paraguai, que teve início em 1864 e fim em 1870, encontrava-se em pleno desenvolvimento econômico, sob o governo de Francisco Solano Lopes (na imagem).

Um dos únicos países com certa independência do comércio com a Europa, o Paraguai destacava-se no cenário sul-americano. Acredita-se que o posicionamento da Inglaterra em contraposição ao Paraguai tenha tido, por isso, fundamento numa noção de domínio.

Nota-se que existem várias interpretações para os eventos, duas das mais famosas são: a) A Inglaterra influenciou no início do conflito e b) os países sul americanos queriam destruir o Paraguai temendo que este se tornasse uma potência.

Saiba mais:  https://brainly.com.br/tarefa/19057174

Anexos:
Perguntas interessantes