História, perguntado por silvabianca321, 10 meses atrás

como se encontrava a situação econômica da Grã-Bretanha durante a Era Vitoriana (1837-1901).

Soluções para a tarefa

Respondido por lucbatanjos
1

Resposta:

A economia britanica estava "à todo vapor" literalmente.

Explicação:

A era vitoriana foi o período do reinado da rainha Vitória, no Reino Unido. Compreendido de junho de 1838 a janeiro de 1901.

A indústria da Grã-Bretanha continuou a ser predominantemente têxtil e, juntamente com a indústria do vestuário empregava quase 40% da mão-de-obra industrial em 1880. A mecanização aconteceu de forma distinta nos setores: alguns, como o do algodão, adotaram-na mais rapidamente, enquanto outros, como o da lã, com um maior atraso.[2] A indústria siderúrgica cresceu de forma bastante rápida, mas perdeu força ao longo da época.[2] O nível de exportações britânicas foi maior na segunda fase da Revolução Industrial, entre 1840 e 1860.[3]

No período vitoriano, uma das mais importantes medidas econômicas adotadas foi a revogação dos Atos de Navegação, que foram instituídos por Oliver Cromwell no século XVII. Tal fato deu-se em razão do crescimento naval de outras nações o que estava afetando o comércio e a economia inglesa. O não envolvimento em questões de guerra na Europa também contribuiu para o efetivo desenvolvimento econômico que já era acelerado. A participação mundo afora nos transportes públicos, com as companhias de capital, e produtos industrializados terminaram por consolidar o apogeu econômico do período.

Perguntas interessantes