Como se dividiu o comando político da França entre os anos de 1789-1799?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dentre os principais acontecimentos e informações relativos à Revolução Francesa, podem ser destacados:
A Revolução Francesa retirou sua base ideológica dos ideais iluministas.
Antes da revolução, a França era uma monarquia absolutista governada por Luís XVI.
A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução.
O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789.
Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório.
Os principais partidos eram girondinos, defensores de que medidas conservadoras fossem realizadas, e jacobinos, defensores de que profundas transformações sociais, econômicas e políticas acontecessem.
É possível observar o comando político da França entre os anos de 1789 a 1799 através de fases, elas são: Era das Instituições; Convenção Nacional; Diretório.
Revolução Francesa
A revolução francesa foi marcada pela revolta das camadas populares e da burguesia com o modo de governo autoritário e desastroso do monarca Luís XVI. Essa revolução foi responsável pela queda do Antigo Regime e é dividida em etapas.
A Era das Instituições (1789-1792)
Essa fase ficou marcada pela dissolução do Terceiro Estado para a criação da Assembleia Nacional Constituinte, liderada pela burguesia. Nesse período houve a realização de diversas medidas, tais como:
- Fins dos privilégios feudais da nobreza e clero
- Criação da "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão"
- Confiscação dos bens da Igreja
A França nesse período passa a ser uma monarquia constitucional baseada na teoria da tripartição dos poderes de Montesquieu.
Convenção Nacional (1792-1795)
Foi um período marcado pela divisão política na França, onde teve a presença de divergências ideológicas entre as três facções políticas:
- Girondinos: queriam a expulsão das camadas populares da revolução.
- Jacobinos: acreditavam numa revolução radical e pelo povo.
- Pântano: pretendiam a união dos jacobinos e girondinos para a realização da revolução.
Após muitos conflitos internos, os jacobinos se apossam do poder na França, ocorrendo a parte mais radical da revolução, que ficou conhecida como "Terror".
O Diretório (1795-1799)
Nesse período houve uma certa estabilização nos conflitos, e ficou marcada pela instauração de uma república moderada pelos girondinos, que nesse momento, possuíam uma hegemonia no poder da França.
Em decorrência dessa hegemonia, os jacobinos irão tentar a todo custo retomar ao poder, o que leva os girondinos a apoiar um golpe militar, pois temiam a volta do período do "Terror".
O golpe militar foi liderado por Napoleão Bonaparte, que saiu vitorioso, encerrando assim a revolução e consolidando os interesses da burguesia. O Diretório foi substituído pelo Consulado, dando início a Era Napoleônica.
Saiba mais sobre "Revolução Francesa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2655336
#SPJ2