Como se divide o sistema reprodutor feminino
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas).
Os órgãos externos são: monte púbico e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris.
Explicação:
Partes externas do sistema reprodutor feminino
A vulva, o monte púbico, e os lábios vaginais, por causa de sua forma semelhante aos lábios da boca, são os órgãos reprodutores femininos que estão à vista.
Vulva
A parte externa do órgão reprodutor feminino é chamada de vulva, que significa coberta. A vulva cobre a entrada da vagina e os outros órgãos reprodutores internos.
Monte púbico e lábios vaginais
Acima da abertura vaginal há uma área carnosa chamada monte púbico, ou de Vênus. Ali, dois pares de dobras de pele chamados lábios se localizam. Quando a menina se torna uma mulher, o monte de púbico e os lábios são cobertos por pelos pubianos.
Entre os lábios há duas aberturas: a da uretra – o conduto que transporta a urina da bexiga para o exterior – e a que dá acesso à vagina.
Clitóris
Entre os lábios está o clitóris, parte do aparelho altamente sensível. Na verdade, é a única parte do corpo humano cuja única função é trazer prazer para a mulher.
Hímen
A abertura da vagina é parcialmente coberta por uma fina película de tecido provida de um ou mais orifícios, chamado hímen. O hímen varia de uma mulher para outra: em algumas se estica, e em outras se rasga durante a penetração sexual.
2. Partes internas do sistema reprodutor feminino
Dentro da pélvis, o sistema reprodutor feminino inclui: a vagina, o útero, as tubas uterinas, e os ovários.
Vagina
A vagina é um tubo oco e musculoso que se estende desde a abertura vaginal até o útero. Na mulher adulta, a vagina pode ter um comprimento de 8 a 12 centímetros. Os músculos da vagina podem dilatar e contrair. A vagina serve para relações sexuais, para expulsar a menstruação, e para o trabalho de parto.
As paredes da vagina estão cobertas de membranas mucosas que a protegem e a mantêm úmida. A vagina se conecta com o útero através do colo do útero; as paredes do colo do útero são grossas e fortes, e sua abertura é muito estreita.
Útero
O útero tem a forma de uma pera invertida. Suas paredes musculosas são tão grossas e robustas, que são consideradas os músculos mais fortes do corpo feminino. Nas mulheres que não estão grávidas o útero tem apenas 7,5 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura.
No útero acontece a nidação do óvulo fertilizado. Quando o óvulo e o espermatozoide se juntam, se forma o zigoto e a gestação começa. O útero protege e nutre o óvulo fertilizado até se tornar um bebê.
Tubas uterinas ou Trompas de Falópio
As tubas uterinas, ou trompas de Falópio, localizam-se nos cantos superiores do útero; uma de cada lado, conectando o útero aos ovários. Elas têm aproximadamente 10 centímetros de comprimento. O final de cada tuba é em forma de funil; elas envolvem o ovário sem se aderirem a ele.
Ovários
Os ovários são dois órgãos de forma oval localizados na parte superior do útero. São as gônadas responsáveis pela produção, armazenamento, e liberação dos óvulos. Na mulher adulta cada ovário mede entre quatro e cinco centímetros. Os ovários também fazem parte do sistema endócrino, porque produzem hormônios sexuais femininos: os estrogênios e a progesterona.