Como se deu o fim dos impérios coloniais inglês e francês?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tava Nó Meu Livro Ai Pegue Pra Ti AJUDAR
Quando se trata de analisar a expansão colonial francesa, é forçoso dizer que na verdade devemos nos referir a dois diferentes períodos de expansão política distintas. De um modo linear, o império colonial francês existiu de 1534 a 1980, sendo o marco inicial a fixação da bandeira francesa pelo navegador e explorador Jacques Cartier na Baía de Gaspé, onde atualmente se situa a província de Quebec, no Canadá; este primeiro esforço colonizador chegaria a um fim em 1803, com a venda do território da Louisiana aos Estados Unidos, por Napoleão. Um renovado projeto colonial é posto em prática em 1830, com a invasão da Argélia. É considerado marco final do império francês a concessão de independência a Vanuatu, pequeno arquipélago do Oceano Pacífico, em 1980.
Em ambos os casos, a França tornou-se dona de grandes extensões de terra em vários continentes, sendo que a sua segunda expansão constituiu-se em uma obra gigantesca, menor em dimensões territoriais apenas ante o Império Britânico, a potência da sua época. Resultado indelével da expansão francesa é a sobrevivência de vários aspectos da cultura bem como da língua francesa em várias partes do mundo.
Inicialmente alienada do jogo político de explorações e ocupação comercial disputado por Portugal e Espanha, a França decide, mesmo que tardiamente, fazer concorrência aos dois reinos, investindo contra territórios portugueses (França Antártica, em 1555 e São Luís, em 1612, no Brasil) e Espanha (Fort Caroline, em 1562, na Flórida espanhola).