História, perguntado por maria2013nascip5i5gh, 1 ano atrás

como se deu o fim da Ditadura Militar no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafinhazellerp8w146
3

De forma "lenta, gradual e segura", segundo o positivismo de Geisel (do qual discordo). O gorveno Figueiredo caracterizou-se pelo crescente desgaste político da ditadura e pelo processo de abertura política.

O primeiro passo foi a promulgação da Lei da Anistia (que precisa de revisão ainda hoje). Depois, houve uma reforma política, o que permitiu o retorno do sistema pluripartidário no Brasil. No lugar do Arena e do MDB foram fundados, respectivamente, PDS (que se repartiu em PFL e DEM) e PMDB. Também foram fundados PP (que fundiu-se ao PMDB no ano seguinte), PTB (que buscava retomar a força que a sigla tivera de 1945 a 1964), PT (que teve origem no sindicalismo na região do ABC(D) Paulista) e PDT.

Promulgada a Lei da Anistia, muitos políticos retornaram do exílio e retomaram a atividade política, com Leonel Brizola e Miguel Arraes.

No final do governo Figueiredo, foi apresentada uma emenda constitucional que estabelecia a escolha do próximo presidente pelo voto direto. Uma ampla mobilização popular de apoio à esta resultou em grandes comícios no país: DIRETAS JÁ! No entanto, a emenda foi rejeitada pela Câmara dos Deputados.

No início de 1985, Tancredo Neves (que era da Aliança Democrática) fou eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral. No entanto, Tancredo estava internado, não assumindo, e morreu (ou foi intoxicado, não se sabe) e . Então, o vice Sarney, que havia apoiado a ditadura. E finalmente, o Brasil, após 21 anos de uma ditadura militar tensa, voltou a ser governado por um civil.

---------


Esse texto foi uma adaptação que fiz do meu livro SFB Moderna.


Perguntas interessantes