Como se deu a relação entre Portugal e o Reino do Congo no século XV?
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Makukua Matatu Malemb’e Kongo” é uma expressão que, de acordo com a
tradição oral, nos leva a entender, que o reino do Congo era um todo
composto por três partes distintas: “Makukua”; “Matatu”; “Malemb’e”. O
relato de Ana Maria de Oliveira – no seu trabalho de investigação
intitulado “Elementos Simbólicos do Kimbanguismo”, saído a público em
1999, através de uma edição da Missão de Cooperação Francesa –,
refere-se aos três troncos da termiteira e também às três pedras ao fogo
que suportam a panela, o que, em sentido figurado significa: a lareira,
a casa materna e, por analogia, o lugar onde se cria, onde se decide, o
centro onde tudo começou. Daí que “Makukua Matatu Malemb’e Kongo” pode,
em princípio, ser aceite como “as três lareiras, as três pedras de
base, as três partes, a trindade que formava o antigo reino do Kongo”.
Estas três componentes correspondiam a três áreas geograficamente
distintas e bem diferenciadas do ponto de vista sócio-econômico, cada
uma delas associada a um dos três descendentes do manikongo (rei do
Congo).
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