História, perguntado por annaclaranasci95, 5 meses atrás

como se deu a moralização e a industrialização na cidade de São Paulo

por favor me ajude preciso para hj ​

Soluções para a tarefa

Respondido por mivkhvlifv
1

A gênese do desenvolvimento industrial no Estado de São Paulo iniciou-se em meados das décadas de 1880-1890, por meio dos capitais advindos da superprodução produção cafeeira e das iniciativas dos imigrantes europeus, que impulsionaram aqui o processo de industrialização (MAMIGONIAN, 1976).

Porém, um pouco antes desse período, os empresários-fazendeiros haviam tentado se tornar industrial, mas, não foram bem sucedidos e perderam as suas unidades fabris. No entanto, sua capacidade empresarial foi muito relevante, pois eles promoveram a expansão das estradas de ferro, a introdução da imigração européia para as fazendas e a implantação da rede bancária. Mas, as crises nos preços do café antes da I Guerra Mundial acabaram levando à bancarrota as indústrias dos plantadores de café.

Os imigrantes inseriram-se na economia cafeeira paulista no final do século XIX, como: 1) colonos, com capacidade produtiva e de consumo superior aos escravos; 2) pequenos negociantes artesanais e comerciais; 3) grandes comerciantes, exportadores de café ou importadores. Esses imigrantes com capitais modestos levantaram grandes impérios industriais. Em de 1935, eles detinham a maioria das indústrias paulistas. (MAMIGONIAN, 1976).

A indústria paulista superou a indústria do Rio de Janeiro, entre 1907 a 1919, quando deu um salto quantitativo, crescendo mais que o dobro da indústria do resto do país. Já no período entre 1919 e 1929, a indústria paulista passou a diversificar alguns segmentos indústrias mais dinâmicos, de bens de produção, buscando atender o mercado nacional. Para Mamigonian (1976), vários fatores pesavam a favor de São Paulo e todos eles associados à imigração européia, como: o maior número de empresários, a mão-de-obra mais preparada e o mercado mais amplo e sólido, que possibilitou este a buscar novos mercados. Além disso, reunia condições excepcionais de infra-estrutura básica (ferrovia, rodovia e eletricidade, entre outros). A década de 1930 foi o marco do processo de desenvolvimento capitalista no Brasil, tendo como paradigma, a mudança da hegemonia do modelo agrário-exportador para o modelo industrial. Desse modo, a industrialização emergiu como o viés de substituição de importações, após o “crack” da Bolsa de Nova York.

Por Adriano Amaro de SOUSA Graduado em Economia pelas  faculdades Integradas “Eufrásio Antônio de Toledo, Graduado em geógrafo e mestrando em geografia econômica pela FCT/Unesp


annaclaranasci95: muito obrigado
Perguntas interessantes