como se deu a influencia norte americana no Brasil?
Soluções para a tarefa
Era uma vez um índio, um negro e um português . . .
Influências culturais todos os povos recebem e exercem, no decorrer da sua história, conforme o nível e a natureza de suas relações.
No caso do Brasil, desde o início da sua história isso se verifica com a convivência e consequentemente a troca de elementos culturais do branco europeu, invasor e colonizador, com o índio, habitante original desta terra, e depois com o negro, trazido da África como escravo.
A cultura dita brasileira se moldou portanto a partir do intercâmbio de três elementos de raças, continentes e habitats distintos e portadores de técnicas, crenças e formas de expressão diversas.
No entanto, a história de nosso país foi sempre analisada apenas sob o ponto de vista da dominador. Por isso encaramos a chegada, conquista e dominação européia na América como mais uma etapa gloriosa de uma civilização "superior", cumprindo seu destino inexorável de espalhar pelo mundo as verdades engendradas durante o seu específico e particular processo de desenvolvimento histórico.
Usamos expressões como "descobrimento", "europeização do mundo", "transplantação de cultura" etc., que mal disfarçam a supervalorização do modo de ser e estar no mundo do europeu em detrimento da cultura daqueles povos que, em nossa História Oficial, acabaram relegados a papéis secundários, embora nos tivessem legado também maneiras de falar, fazer, se expressar e tantos outros elementos culturais.
Segundo essa concepção europocêntrica, tudo se passaria como se a dominação do branco fosse essencialmente natural e todo o legado indígena ou africano tivesse permanecido entre nós devido a algum processo de "descuido" da história ou algo como um "vazamento cultural acidental". Por isso mesmo, esses legados têm sido encarados como remanescentes do "exótico" e classificados como folclóricos durante o processo de "embranquecimento" pelo qual passou o nosso continente.