Geografia, perguntado por Nathalia3911, 1 ano atrás

como se deu a grande formação de latifúndios no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por Rayza41
6
O processo de distribuição das terras no Brasil, processo este que, entendido, pode esclarecer as origens do problema da concentração fundiária, está intimamente ligado ao modelo econômico adotado pelos colonizadores portugueses.
A etapa do desenvolvimento do capitalismo europeu na qual se deu a colonização do Brasil caracterizava-se pelo comércio, voltando-se para a busca de novas fontes de produtos e de novos mercados. Isso significa que, desde o início, a colonização foi realizada com o intuito de tornar a colônia uma fonte produtora de riquezas que alimentassem a economia metropolitana e européia e promovessem a sua acumulação capitalista.
As atividades econômicas de Portugal, que na época da colonização do Brasil concentravam-se no comércio com as Índias, entravam em decadência devido à queda da lucratividade. Simultaneamente, as terras conquistadas na América precisavam ser colonizadas com urgência. Isto se devia às constates invasões e ameaças ao domínio português sobre a colônia. Esta situação colocava a Coroa portuguesa diante de um impasse: a necessidade urgente de colonizar as terras descobertas e a falta de recursos econômicos para isto.
Devido a este contexto foi adotado um sistema de colonização que pudesse suprir as carências financeiras portuguesas exigindo mínimos investimentos iniciais por parte da Coroa. Foram, assim, divididas as responsabilidades entre o Estado e a burguesia. Ao Estado português coube o povoamento e a administração da terra, e à burguesia os investimentos e o controle do comércio colonial, sempre em benefício da metrópole.
As atividades na colônia caracterizaram-se, então, por uma agricultura baseada num tripé formado pelo latifúndio, pela monocultura voltada para as exigências do mercado europeu e pela mão de obra escrava, devido à lucratividade do tráfico negreiro. Este sistema era denominado plantation.
A influência deste sistema explorador e exportador, baseado em latifúndios, atravessou séculos e estende-se até hoje, está, de certa forma, entre as causas do subdesenvolvimento no Brasil e dos países do Terceiro Mundo em geral.
 A longa história de predomínio da grande propriedade agrícola sobre a média e a pequena, ao mesmo tempo que contribui para dificultar o desenvolvimento econômico e social no campo, é uma das causas das insistentes lutas dos trabalhadores rurais e de outros segmentos da sociedade pela reforma agrária.
Perguntas interessantes