como se deu a formação do territo brasileiro com característica
Soluções para a tarefa
Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral. Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha.
Olá!
O Processo de construção do Brasil deu-se por vários fatores como, por exemplo, diferentes culturas, diferentes religiões e diferentes raças. As diferentes culturas contribuíram para uma formação bem variada no paladar, no modo de vestir, no artesanato entre outros... E para termos uma vasta gastronomia tivemos contribuições, por exemplo, dos Italianos e dos africanos no nosso paladar. As diferentes religiões foram fundamentais para criar as crenças dos brasileiros sem aparentemente muitas disputas entre elas. E as diferentes raças contribuíram de maneira que a estética do brasileiro seja tão diversificada. Para que isso pudesse ocorrer tivemos uma “ajudinha” dos portugueses, dos africanos, dos indígenas entre vários. Então podemos concluir que somos todos diferentes e possuímos tantas variações na gastronomia na arte em resumo em tudo, porque somos frutos de uma “suruba étnica”. Deixarei alguns exemplos de momentos importantes na construção do país:
Período Colonial:
- O Brasil teve a primeira divisão territorial logo após seu descobrimento, com a criação de 15 capitanias hereditárias, uma saída para a Coroa Portuguesa delegar a administração do vasto território de sua colônia a particulares.
- O sistema durou até 1759, quando a hereditariedade foi extinta. A denominação "capitania", no entanto, durou até 1821, quando a maioria se tornou província.
Período Imperial:
- No ano de sua independência, o Brasil tinha 18 províncias, em um desenho parecido com o atual. Na primeira Constituição, de 1824, as divisas não foram alteradas.
- Até a proclamação da República, em 1889, apenas duas províncias foram criadas: a do Amazonas, desmembrada do Pará, e a do Paraná, desmembrada de São Paulo.
- Em 1828, a província Cisplatina conseguiu sua independência e virou o Uruguai. Com a República, as províncias viraram Estados.
Período Republicano:
- A região do Acre foi comprada pelo Brasil em 1903 da Bolívia e dividida em três territórios, que foram unificados em 1920 para formar o Estado.
- Em 1943, Getúlio Vargas desmembrou seis territórios estratégicos de fronteira quando o Brasil entrou na Segunda Guerra: Ponta Porã, Iguaçu, Amapá, Rio Branco, Guaporé e Fernando de Noronha.
- Após o fim da guerra, Ponta Porã e Iguaçu foram reincorporados a Mato Grosso na época (hoje Mato Grosso do Sul), a Santa Catarina e ao Paraná. Os outros viraram Estados - Rio Branco foi renomeado Roraima e Guaporé, Rondônia - e Fernando de Noronha voltou ao domínio de Pernambuco.
- Em 1960, um território de Goiás foi transformado em Distrito Federal, para abrigar a nova capital, Brasília.
- Enquanto isso, o território do antigo DF, que abrigava a então capital do País, virou o Estado da Guanabara (Rio de Janeiro e área rural).
- Em 1977, parte de Mato Grosso foi desmembrada em Mato Grosso do Sul.
- Na Constituinte de 1988, foi criado o Estado do Tocantins, território que pertencia a Goiás.
Espero ter ajudado! ;)