como se deu a expansão do imperio russo entre os séculos XV e XVII
Soluções para a tarefa
Explicação:
Origem
A proclamação oficial do império foi em 1721, quando o Senado conferiu o título de imperador, ou czar, ao então rei Pedro I. Muito antes disso, porém, a Rússia já tinha o formato de um grande império, com campanhas militares e conquistas por território. No século 15, por exemplo, Ivã III encerrou o domínio do Canato da Horda de Ouro (resultado da fragmentação do Império Mongol, dominava regiões que hoje correspondem à Rússia, Ucrânia e Cazaquistão), triplicando o território do país. Em 1553, Ivan IV (apelidado de "O Terrível) acelerou as conquistas do império e fez da Rússia uma das potências europeias.
Desenvolvimento
O novo título de Pedro I veio após a vitória contra o Império Sueco, na chamada Grande Guerra do Norte, em que a Rússia ganhou controle do Báltico. A política do Império Russo era a de uma monarquia absolutista, um sistema autocrático que não limitava os poderes da realeza e era mantida por altos impostos pagos pelos camponeses e pelas regiões colonizadas. No início do século 19, Napoelão Bonaparte sofreu uma de suas maiores derrotas ao tentar conquistar o Império Russo.
Entre as regiões dominadas pelos russos estavam a Finlândia, o Alasca, a Mongólia, o Cazaquistão e algumas áreas da Ásia Central. A base da economia era a agricultura, em um sistema bastante parecido com o feudalismo, que existiu até 1861 — por esse motivo, a Rússia do século 19 era considerada uma das economias mais atrasadas pelos europeus.