como se deu a evoluçao das tecnicas de execuçao instrumental da fluta doce
Soluções para a tarefa
A flauta doce (português brasileiro) ou flauta de bisel (português europeu) é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado hoje em musicalização. A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o czakan, da Hungria (dez furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.
Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocada, é necessário estudo de suas técnicas. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno. Consiste em um tubo, com furos para sete dedos e um furo para o dedo polegar, que serve como chave de oitava. Talvez a ilustração mais antiga de flauta doce seja "O Escárnio de Jesus" (posterior a 1315), um afresco da Igreja de Staro Nagoricvino na República da Macedônia. Existem várias ilustrações de tubos parecidos que podem ou não serem flautas que antecedem este exemplar.
Hoje em dia, as flautas doces fabricadas possuem um som mais suave do que as flautas do século XVIII nas quais elas são baseadas. No entanto, estas flautas doces neobarrocas permanecem como instrumentos para solo.