Filosofia, perguntado por duq0199178, 9 meses atrás

como se desenvolveu a logica na idade media

Soluções para a tarefa

Respondido por agathariell
1

Resposta:

A história da lógica documenta o desenvolvimento da lógica em várias culturas e tradições. Apesar de muitas culturas terem usado complicados sistemas de raciocínio, somente na China, Índia e Grécia os métodos de raciocínio tiveram um desenvolvimento sustentável.

“Lógica medieval” (também conhecida como lógica escolástica) é a lógica aristotélica desenvolvida na era medieval no período de 1200-1600 d.C. Esta tradição foi fundamentada através de textos como o Tractatus do Pedro da Espanha (século XIII), cuja verdadeira identidade é desconhecida. Tomás de Aquino foi o filósofo que ousou mudar a antiga concepção tradicional, baseada em Platão e Agostinho, concebendo uma visão aristotélica, e desenvolvendo a escolástica tomista.


duq0199178: obrigado que legal voce gosta de anime muito obrigado
agathariell: Denada <3 e sim sou otome kk
duq0199178: a sua foi a melhor so na coloquei como melhor por que a dele e bom para estudar so como eu gosto de resposta facil e rapida e respodi com a sua resposta
agathariell: tudo bem kk
duq0199178: voce e menina ou menino hetera bi ou gay/lesbica
duq0199178: se preconceito so quero saber
duq0199178: sem preconceito
agathariell: Sou garota e sou hetera ,_
duq0199178: eu ja sabia
duq0199178: eu so tava com medo de falar errado gostei de voce
Respondido por andysouzasantos68
1

Resposta:

   A contribuição da lógica medieval centra-se mais na área da psicologia do que na lógica propriamente dita.

    Dos trabalhos conhecidos da Idade Média, estes não trouxeram nenhum novo sistema de axiomas. Esses trabalhos não foram tão rigorosos comparados com Aristóteles ou Chrysippus. A contribuição foi basicamente na investigação da semântica e da lógica do latim, e em grande parte sobre o assunto dos números intuitivos.

    O factor mais importante da determinação da natureza da lógica escolástica foi a preciosa fonte de material vindo dos mais antigos.

    A meio do século XII, surge uma mudança, isto é, as escolas estavam motivadas na procura de todo o material deixado em tempos antigos, incluindo os restos do Organon de Aristóteles. Esta mudança foi um contributo para a evolução da Lógica.

    Peter Abelard foi o primeiro a contribuir nessa evolução. Muitos dos tópicos e métodos que surgem na Lógica Medieval têm como impulso a escrita de Abelard. Uma das suas contribuições foi a distinção entre condicionais que são verdadeiras pela virtude das suas formas, e as que são verdadeiras pela virtude dos factos.

    A doutrina das propriedades dos termos surge através da tardia Lógica Medieval e é considerada a sua mais original contribuição. As mais comuns propriedades mencionadas são: significado, suposição, "copulatio", "apellatio". Estas propriedades servem para caracterizar diferentes aspestos do funcionamento dos termos das frases em latim, como realmente são usadas.

    Os principais logístas do século XIV foram William of Ockham, Jean Buridon, Albert of Saxony e um autor desconhecido a que chamamos Psedo Scotus. A importância destes logístas para a História da Lógica permanece sobre o desenvolvimento da Teoria da Consequência. O termo consequência de acordo com a definição de Psedo Scotus, significa uma proposição hipotética composta por um antecedente e um consequente ligados por uma conjunção condicional. É claro que por conjunção condiciona ele refere não apenas "se...então...", mas também "por isso". A validade das condições são dadas como: a consequência é válida se e só se não for possível o antecedente ser verdadeiro e o consequente falso simultaneamente


duq0199178: gostei foi muito boa mais ficou grandde
Perguntas interessantes