História, perguntado por limajanaina486, 4 meses atrás

como se dava a manifestação religiosa do povo brasileiro na época do Brasil império​??

Soluções para a tarefa

Respondido por vladybp
1

Resposta:

No período colonial brasileiro a liberdade religiosa é inexistente. Desde a chegada dos portugueses em 1500, a imposição da fé cristã foi uma constante em cada novo espaço conquistado.

Explicação:

A religiosidade no Brasil colonial foi marcada pela influência do Cristianismo quer entre as populações de colonos quer entre os povos por eles submetidos. Apesar dos esforços continuados da Igreja Católica, para integrar as crenças religiosas dos indígenas e dos africanos, no sistema cristão, a verdade é que a resistência por parte dos povos foi um facto e as suas crenças ancestrais subsistem até aos dias de hoje numa simbiose de princípios cristãos e não cristãos.
A prática religiosa no Brasil, enquanto colónia portuguesa, apresentava várias facetas consoante a proveniência cultural e étnica de cada um dos povos. Os colonos, portugueses trouxeram consigo o Cristianismo e com eles a prática evangélica. Os escravos africanos, provenientes de diversas regiões de África, chegaram com os seus sistemas religiosos animistas. Porém, alguns grupos de escravos professavam o islamismo. Quanto aos indígenas, estes viviam segundo uma crença religiosa xamanista. A missionação e a miscigenação das populações e das crenças por elas seguidas resultaram em novas práticas religiosas como o Catimbó e o Candomblé, que subsistiram até aos dias de hoje.

Perguntas interessantes