como se da formação de um novo planeta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cientistas registraram pela primeira vez o nascimento de um corpo celeste durante investigações sobre as profundezas do universo. De acordo com informações do Daily Mail , o novo planeta está a 370 anos-luz da Terra e foi capturado com o telescópio mais potente já desenvolvido, o Very Large Telescope , do Observatório Europeu do Sul (ESO), que se encontra no deserto de Atacama, no Chile.
Leia também: Lua de Saturno possui elementos para o desenvolvimento da vida, diz novo estudo
Os pesquisadores afirmaram que a descoberta da formação do novo planeta foi possível graças ao Sphere , um instrumento do telescópio que permite medir o brilho dos corpos celestes no espaço. Segundo a equipe, um comando de alerta foi detectado, fazendo com que identificasse o 'parto' juntamente a diferentes ondas de luz que revelaram as propriedades da atmosfera do 'novo mundo'.
Registro do novo planeta representa avanço para astrônomos
Integrante do projeto, o Instituto de Astronomia Max Plank apontou que o registro representa um avanço significativo em relação às explorações espaciais, já que fornece um panorama mais completo sobre como os planetas se formam .
O grupo expôs que o planeta chamado de PDS 70b foi capturado emergindo da sombra de uma jovem estrela, tornando a ação visível por se sobressair da nuvem de poeira que o cobria. Além disso, está cerca de três bilhões de quilômetros do Sol, com massa mais pesada que Júpiter e temperaturas extremas que excedem 1.000 ° C.
Leia também: Humanos são única fonte de vida
Resposta: Astrônomos do Observatório Astronômico Nacional do Japão, que estavam estudando a estrela T Hydrae — um jovem astro localizado a menos de 200 anos-luz da Terra —, detectaram o que acreditam ser os primeiros estágios da formação de um novo planeta. E usando o radiotelescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA), a equipe conseguiu tirar fotos do que parece ser um disco de gás e poeira girando onde, provavelmente, "nascerá" o planeta.