Geografia, perguntado por estudando2795, 10 meses atrás

como se dá a geopolítica da pandemia covid 19? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelamoreira204
4

Resposta:

Diariamente, na medida em que a multiplicação de infecções e mortes pela Covid-19 no mundo é atualizada para os brasileiros, chegam também as incessantes informações sobre as reações de lideranças internacionais à pandemia. Ao mesmo tempo que o novo coronavírus une a maior parte dos países na mesma crise, as mudanças geopolíticas parecem nunca ter estado tão presentes no dia a dia dos brasileiros. 

A Agência Pública conversou com a especialista em saúde global Deisy Ventura sobre essa conjuntura. Professora e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), ela avalia que a crise escancara o acirramento de uma competição econômica e diplomática. “A narrativa que será construída a respeito dessa pandemia e do impacto dela sobre tudo está em disputa.”

Com o fechamento das fronteiras, enquanto o isolamento social segue como principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a população mundial assiste ao início de uma crise econômica global com poucos precedentes. Instabilidade do mercado de petróleo, sucessivas baixas nas bolsas de valores, tombos nos Produtos Internos Brutos (PIB) de diversos países e a cotação do dólar em reais batendo recordes semanais. Esses fatos, normalmente ignorados pela maioria da população, parecem cada vez mais importantes.

Em paralelo, a retenção pelos EUA de insumos médicos importados da China pelo Brasil e por outros países, a decisão do presidente estadunidense, Donald Trump, de acabar com o financiamento da OMS e o choque da diplomacia internacional com a postura negacionista do presidente Jair Bolsonaro aproximam a geopolítica do cotidiano de todos que temem ser contaminados.


estudando2795: Muito brigada!!
rafaelamoreira204: de nd
Perguntas interessantes