como se da a crise de 1929 que quebra a bolsa de valores dos EUA em detalhes e quem ela afeta
Soluções para a tarefa
A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Ficou conhecida como uma crise de superprodução.
Explicação:
Antes da crise de 1929 estourar, os Estados Unidos já ocupavam o posto de maior economia do mundo. Antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, a economia americana já possuía índices que comprovavam essa supremacia, e os eventos da guerra só acentuaram a posição de potência econômica internacional dos Estados Unidos.
Em virtude do rápido crescimento da economia americana após a guerra, a década de 1920 foi um período de grande euforia econômica, o qual ficou conhecido como Roaring Twenties (traduzido para o português como Loucos Anos Vinte). Esse momento da história americana ficou marcado principalmente pelo avanço do consumo de mercadorias, consolidando o American way of life, o estilo de vida americano.
O avanço da economia americana tornou o país responsável pela produção de 42% de todas as mercadorias feitas no mundo. A nação também era a maior credora do mundo e emprestava vultuosas somas de dinheiro para as nações europeias em processo de reconstrução (após a Primeira Guerra). No quesito importação, os Estados Unidos eram responsáveis por comprar 40% das matérias-primas vendidas pelas quinze nações mais comerciais do mundo.
Resposta: Com o final da primeira guerra mundial, os Europeus estavam focados em reconstruir as indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. No final da década de 1920 as nações Europeias já estavam reconstruídas e então diminuiram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas aumentaram os estoques de produtos, porque não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Em outubro de 1929, como as ações de muitas empresas estavam desvalorizadas houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, porque as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias, o número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
Explicação: