Filosofia, perguntado por filhaobenetoli22, 9 meses atrás

como se contrai a tuberculose? qual sua principal forma de prevençao? como é o tratamento?

Soluções para a tarefa

Respondido por aliceaaffsa61
5

O contágio com a tuberculose acontece através do ar, quando se respira o ar contaminado com o bacilo de Koch, causador da infecção. Dessa forma, o contágio com esta doença é mais frequente quando se está perto de uma pessoa com tuberculose ou quando se entra em um ambiente onde esteve recentemente uma pessoa com a doença.

No entanto, para que o bacilo causador da doença fique presente no ar é preciso que uma pessoa com tuberculose pulmonar ou na garganta fale, espirre ou tussa. Ou seja a tuberculose só é transmissível por pessoas com tuberculose pulmonar, e todos os outros tipos de tuberculose extra-pulmonar como a tuberculose miliar, óssea, intestinal ou ganglionar, por exemplo, não são transmitidas de uma pessoa para outra.

como evitar a doença:

A forma mais importante e eficaz de prevenir a infecção por tuberculose é através da toma da vacina BCG, realizada ainda no primeiro mês de vida. Apesar desta vacina não impedir a contaminação pelo bacilo de Koch, é capaz de impedir as formas graves da doença, como a tuberculose miliar ou meníngea, por exemplo. Confira quando tomar e como funciona a vacina BCG contra tuberculose.

Além disso, é recomendado evitar conviver no mesmo ambiente que pessoas com a tuberculose pulmonar, especialmente se ainda não tiver iniciado o tratamento. Caso não seja possível evitar, especialmente as pessoas que trabalham em centros de saúde ou cuidadores, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual, como a máscara do ripo N95.

Além disso, para aquelas pessoas que conviveram com infectados pela tuberculose, o médico poderá indicar um tratamento de prevenção, com o antibiótico Isoniazida, caso seja identificado um alto risco de desenvolver a doença, e ela tenha sido descartada por exames como Radio-x ou PPD.

formas de tratamento:

O tratamento para tuberculose é feito com a toma de antibióticos orais, como a Isoniazida e a Rifampicina, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença. Uma vez que a bactéria é muito resistente, é necessário fazer o tratamento por cerca de 6 meses, embora, em alguns casos, possa durar entre 18 meses a 2 anos até se atingir a cura completa.

Os casos mais fáceis de tratar são os de tuberculose latente, ou seja, quando a bactéria está no corpo mas se encontra adormecida, não causando sintomas, nem podendo ser transmitida. Já a tuberculose ativa é mais difícil de tratar e, por isso, o tratamento pode demorar mais tempo e pode necessário tomar mais do que um antibiótico para atingir a cura.

Perguntas interessantes