como se constrói uma sociedade para:
- Hobbes
- Locke
- Rousseau
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
- Hobbes: Acreditava que no estado de natureza, o sentimento mais forte do homem é o medo, principalmente o medo da morte, o que o faz agir por atitudes violentas e interesseiras, a fim de se auto defender, em um estado de guerra de todos contra todos. A sociedade idealizada por ele é o absolutismo, no qual, através de um contrato social, as pessoas abdicam de sua liberdade para ter segurança, e o Leviatã (o rei) tem o poder político e religioso, e com isso, pode proteger o campo e a cidade.
- Locke: Acreditava que o estado de natureza não era tão hostil quanto Hobbes, porém, há na natureza inconveniências que contrariam os direitos naturais, os quais são: a propriedade privada, a vida e a liberdade. Com isso, a sociedade ideal para ele, é com um governo que garanta os direitos naturais e interfira o mínimo possível na vida individual, pois, através do contrato social, a sociedade abdica do direito de punição para ter a proteção de seus direitos naturais. Além disso, caso a população não esteja satisfeita com o Estado, deve ter o direito de derrubá-lo.
- Rousseau: Acreditava que o homem no estado de natureza, é amoral e instintivo, vive como os outros animais, não há guerra, nem roubos. A sociedade ideal para ele é aquela em que a soberania da sociedade prevaleceria e política obedecesse à vontade geral. Propõe a liberdade política, individual e privada, esta última com a ressalva de que, os homens só podem ter aquilo que conseguem cultivar, além disso, é desnecessário.
Espero ter ajudado :D