Biologia, perguntado por AmandaAraujo11111, 1 ano atrás

Como se clasificam os vegetais?

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiavic2004gal1
3
As plantas ocupam os mais diferentes hábitats com grande diversidade de grupos vegetais.



Os grupos dos vegetais

Na planeta Terra, há grande diversidade de plantas, com as mais variadas formas e ocupando os mais diversos ambientes.

Os botânicos são pessoas especializadas no estudo das plantas. Para compreender melhor esse grande grupo de seres vivos, os botânicos vem estabelecendo alguns critérios que possibilitam a classificação científica dos vegetais. São eles: a presença ou a ausência de vasos condutores, de sementes e de frutos.

Levando-se em consideração esses critérios, foram estabelecidos os seguintes grupos vegetais: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

O Reino Vegetal - Organismos pluricelulares, eucariontes e, na maioria, autótrofos, podem ser classificados em:

I: Vasculares - com vasos condutores de seiva


Que se dividem em grupos

01: Sem sementes

Pteridófitas: São plantas de tamanho médio, vivem em locais úmidos. Têm vasos condutores, porém não apresentam flores, nem frutos, nem sementes. Exemplos: samambaias e avencas.

02: Com sementes

Que se subdividem em grupos

A: Com frutos

Angiospermas: Podem ter diferentes tamanhos. Têm ampla distribuição geográfica. Apresentam vasos condutores, flores e frutos. Compreendem plantas como ipês e goiabeiras.

B: Sem frutos

Gimnospermas: São plantas que alcançam grande porte. Vivem preferencialmente em regiões de clima frio a temperado. Apresentam vasos condutores e as sementes são nuas, ou seja, sem frutos. Exemplos: pinheiros e sequóias.

II: Avasculares - sem vasos condutores de seiva

Briófitas: São plantas pequenas, que vivem em locais úmidos e sombreados. Não apresentam vasos condutores, nem flores, nem frutos. Exemplos: Musgos e hepáticas.

A evolução dos vegetais

Acredita-se que os vegetais evoluíram a partir de algas verdes aquáticas. Os vegetais atuais apresentam diversas estratégias que permitiram a colonização do ambiente terrestre.

As plantas terrestres apresentam estruturas que diminuem ou impedem a perda de água. A maioria das plantas tem uma camada de revestimento chamada cutícula, que diminui a perda de água por evaporação, principalmente nas folhas.

No ambiente terrestre, as plantas precisam retirar água do solo, principalmente. As plantas mais simples (briófitas) são avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva. A condução de água e sais minerais é realizada de célula a célula. O transporte de seiva é lento e só é eficiente em plantas de pequeno porte como as briófitas, por causa da ação da gravidade. Com o surgimento dos vasos condutores nas plantas vasculares, o transporte de água e nutrientes ficou mais eficiente.

As briófitas e pteridófitas necessitam de água para a reprodução, o que as torna limitadas a ambientes úmidos. As gimnospermas e as angiospermas têm o grão de pólen e o tubo polínico (estruturas reprodutivas), assim a reprodução é independente de água.

A semente das gimnospermas e angiospermas protege o embrião e evita a perda de água. A flor e o fruto das angiospermas favorecem a polinização e a dispersão das sementes.

Respondido por Perola11111
4
vaculares e avasculares
Perguntas interessantes