Ed. Moral, perguntado por heraldo0, 10 meses atrás

Como se chama o processo de reunir os livros sagrados num todo, palavra de origem grega.
a) Regra
b) Cânon bíblico
c) Lista
d) Armazenamento
e) Armazenamento bíblico

Soluções para a tarefa

Respondido por wesleydesto1
4

resposta:B

explicação:

Cânone bíblico ou cânone das Escrituras[1][nota 1] é a lista de textos (ou "livros") religiosos que uma determinada comunidade aceita como sendo inspirados por Deus e autoritativos. A palavra "cânone" vem do termo grego κανών ("régua" ou "vara de medir"). Os cristãos foram os primeiros a utilizar o termo para fazer referência às suas Escrituras, mas Eugene Ulrich considera que a ideia é derivada do judaísmo.[2][3]

A maioria dos cânones tratados neste artigo são considerados como "fechados" (ou seja, livros não podem mais ser acrescentados ou removidos),[4] o que reflete a crença de que a revelação divina está encerrada e, portanto, uma pessoa ou grupo de pessoas foi capaz de juntar os textos inspirados aprovados num cânone completo e autoritativo.[5] Por outro lado, um cânone "aberto" é aquele que permite a adição de novos livros através da revelação contínua.

Estes cânones se desenvolveram através do debate[6] e consenso entre as autoridades religiosas de cada uma das respectivas denominações. Os fieis consideram os livros canônicos como sendo inspirados por Deus ou como expressando a história autoritativa da relação entre Deus e seu povo. Alguns livros, como os evangelhos judaico-cristãos, foram excluídos do cânone completamente, mas muitos livros disputados, considerados não canônicos ou apócrifos por alguns, são considerados como sendo apócrifos bíblicos, deuterocanônicos ou plenamente canônicos por outros. Diferenças existem entre a Tanakh judaica e os cânones bíblicos cristãos e entre os cânones das diferentes denominações cristãs. Critérios e processos de canonização diferentes ditam o que as diversas comunidades consideram como Escrituras inspiradas. Em alguns casos, nos quais diferentes graus de inspiração se acumularam, é prudente discutir textos que só foram elevados ao status de canônico numa única tradição religiosa. Este tema é ainda mais complexo quando se considera os cânones abertos das várias seitas dos Santos dos Últimos Dias ("mórmons") — que alguns consideram como descendentes do cristianismo e, portanto, do judaísmo — e as revelações recebidas pelos seus diversos líderes ao longo dos anos dentro do próprio movimento.


heraldo0: muito obrigado, você me salvou man
wesleydesto1: de nd man
Perguntas interessantes