Geografia, perguntado por mathgames850, 10 meses atrás

Como se chama o porto por onde a produção é escoada e qual o destino dela?
Sobre o Projeto Grande Carajás, pesquise e responda:

Soluções para a tarefa

Respondido por dudasales1811
3

Resposta:

O Projeto Carajás, oficialmente conhecido como Programa Grande Carajás (PGC),[1] é um projeto de exploração mineral, iniciado nas décadas de 1970 e 1980, nas mais ricas áreas minerais do planeta, pela Vale (antiga CVRD). Estende-se por 900 mil km², numa área que corresponde a um décimo do território brasileiro, e que é cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, e engloba terras do sudeste do Pará, norte de Tocantins e sudoeste do Maranhão.[2] Foi criado pela Empresa Estatal Brasileira Companhia Vale do Rio Doce, durante o governo Figueiredo, quando Eliezer Batista era presidente da Vale.[2]

Explicação:

Atualidade Editar

O projeto Grande Carajás é uma das maiores áreas de exploração de minérios do mundo e está ligado às atividades da Vale, que é a terceira maior mineradora de ferro do mundo, privatizada em 1997.

Além da maior reserva de minério de alto teor de ferro do mundo, são explorados manganês, cobre, níquel, ouro, bauxita e cassiterita.

Os preços do minério de ferro, principal riqueza de Carajás no mercado internacional, se elevaram a partir de 2004, a partir da demanda de países emergentes, como a China, o que levou o preço das ações da Companhia Vale do Rio Doce a dispararem na Bovespa.

Devido a crise econômica global, em 2009, ocorreu um arrefecimento na demanda de minério de ferro, por isso os preços caíram drasticamente. Entre os anos de 2004 a 2009, a cotação do minério era, em média, U$ 120/tonelada. Hoje está em U$ 60/tonelada

Respondido por danyeljackson
3

Resposta:

e҉҉u҉҉n҉҉ão҉҉s҉҉e҉҉i҉҉p҉҉e҉҉r҉҉g҉҉u҉҉n҉҉t҉҉a҉҉r҉҉g҉d҉d҉a҉

Perguntas interessantes