Como se chama a camada mais externa do cerebro humano?por que esta apresenta cor cinzenta ea camada mais interna apresenta cor branca?
Soluções para a tarefa
Uma das maiores mudanças que ocorreu durante o curso da evolução na escala filogenética do sistema nervoso dos vertebrados foi o grande aumento em tamanho relativo dos hemisférios cerebrais. Este facto justifica-se porque o córtex cerebral desempenha um papel fundamental em numerosas actividades algumas das quais de alto nível, acontecendo no ser humano – como a linguagem e o pensamento abstracto.
De um modo geral, o córtex cerebral desempenha várias funções, nomeadamente:
Aspectos básicos da percepção, movimento e resposta adaptativa ao mundo exterior;
Actividades de alto nível como a linguagem e o pensamento abstracto.
Tipos de córtices
O córtex cerebral não apresenta sempre a mesma estrutura. Existem pois três tipos de córtices:
Paleocórtex – está maioritariamente presente em áreas restritas da base do telencéfalo. Relacionado com o sistema olfactivo.
Arquicórtex – está compreendido no hipocampo.
Neocórtex – quase toda a superfície do córtex cerebral é designada de neocórtex (o que apareceu mais tardiamente na escala filogenética); Desenvolve-se interposto entre o arquicórtexe o paleocórtex e separa-se destes por zonas de transição cortical com estruturas intermédias (zonas de justalocortex).
Alguns mamíferos apresentam o neocórtex relativamente pequeno, mas este desenvolve-se muito nos primatas e representa na espécie humana cerca de 95% da área cortical. Esta expansão do neocórtex leva á rotação aparente dos hemisférios cerebrais em forma de C, com o paleocórtex e o arquicórtex a terminar nas duas pontas do C.
Todas as áreas neocorticais no decurso do seu período de desenvolvimento apresentam uma organização estrutural em seis camadas. No entanto, no cérebro adulto esta estrutura em seis camadas vai sendo alterada em algumas áreas, pelo que se vão distinguir no córtex homogenético, córtices homotípicos e heterotípicos.
Basicamente existem:
Córtex homogenético ou isocórtex – córtex inicial e áreas do córtex adulto que mantêm ainda as seis camadas
Cortex heterogenético ou alocórtex – O paleocórtex e o arquicórtex nunca apresentam estas camadas também.
Tipos de células
Células piramidais: As células piramidais são as células que se apresentam em maior número no neocórtex. O seu diâmetro pode variar muito (de 10 micrómetros a 70 ou até mesmo 100 micrómetros – células piramidais gigantes de Betz do córtex motor).
Estas células apresentam um corpo celular do forma cónica do qual saem numerosos dendritos ricos em espinhas, entre elas um dendrito apical, muito longa e que abandona o corpo celular para ascender verticalmente pela superfície cortical, denominando-se os restantes dendritos de dendritos basais que emergem de perto da base da célula e se espalham horizontalmente. De notar que após o nascimento verifica-se um crescimento acentuado da árvore dendrítica e o aumento das espinhas dendríticas. O seu axónio é longo atingindo outras áreas corticais ou até mesmo áreas subcorticais, e utilizam como neuromediador o glutamato (ou o aspartato) – são por isso excitatórias.
Anatomia
Os hemisférios cerebrais humanos apresentam inúmeras circunvoluções. A cada circunvolução dá-se o nome de giro, e a cada depressão entre giros denomina-se de sulco. Os sulcos particularmente profundos podem ainda ser chamados de fissuras. Este mecanismo de sulcos e giros é um modo de aumentar a área cerebral sem no entanto aumentar o seu volume de tal forma que cerca de dois terços da superfície está oculta.
Existem 4 tipos de sulcos principais:
Sulcos axiais – surgem devido ao crescimento exagerado do córtex
Sulcos limitantes – a separar áreas caracteristicamente diferentes
Sulcos operculados – é o seu lábio e não o seu pavimento a estabelecer a divisão. Pode surgir uma terceira área nas paredes do sulco, não visível à superfície – cobrem partes do córtex.
Sulcos completos – quando são suficientemente profundos de tal modo que produzem elevações nas paredes dos ventrículos laterais (por exemplo, o sulco calcarino)
Quanto ao seu desenvolvimento os sulcos podem ser:
Sulcos primários – estavam já geneticamente programados.
Sulcos secundários – surgem como consequência do desenvolvimento não exuberante das áreas adjacentes.
Sulco lateral
Sulco parieto-occipital
Cada hemisfério apresenta:
Três Pólos:
Pólo frontal
Pólo occipital
Pólo temporal
Três faces:
Superfície supero-lateral
Superfície medial
Superfície inferior
Três margens:
Margem superomedial
Margem inferolateral
Margem superciliar