Como se caracteriza o relevo das áreas em verde?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Relevo corresponde às diferentes formas da superfície terrestre ou litosfera. Há variadas formas de relevo: com menor ou maior altitude, com formas planas, acidentadas, côncavas ou íngremes. Os distintos formatos presentes na crosta terrestre são resultado de agentes transformadores e modeladores do relevo.
Altitude é a distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar. É diferente de altura que a distância entre a base e o topo do objeto em apreciação.
Agentes endógenos ou internos – são ocasionados pela dinâmica interna do planeta Terra: movimentações tectônicas, abalos sísmicos e vulcanismo.
Agentes exógenos ou externos – são os agentes modeladores do relevo – provocam erosão, desgaste e acomodação por meio do intemperismo: precipitações como chuvas, neve e granizo, oscilações de temperatura e pressão atmosférica, o vento e os seres vivos, em especial os humanos.
Planície
As planícies, são formas de relevo relativamente planas ou suavemente onduladas e que se localizam em baixas altitudes, ou seja, pouca acima do nível do mar. Têm em geral, origem sedimentar, recebem ou receberam grande quantidade de material erodido das áreas próximas, com altitude mais elevadas. São essencialmente áreas de deposição, onde os processos de erosão são menos significativos que os de sedimentação.
Quando a planície é formada pela deposição de sedimentos trazidos pelas águas dos rios, é chamada de planície fluvial. Já se as águas oceânicas são as responsáveis pelo processo de sedimentação, temos então a planície marítima ou planície costeira.
Planícies pelo mundo
Centro-americana, localizada na porção central dos Estados Unidos e Canadá;
Amazônica, situada na porção norte do Brasil, é um tipo de planície fluvial;
Grande Planície Europeia, situada na porção central da Europa, abrange a maior parte do continente;
Planície Siberiana, na Rússia;
Planície da Mesopotâmia, no Oriente Médio;
Nullarbor na Austrália;
Planície do Congo, no continente africano.
Planalto
Como o próprio nome indica, os planaltos são superfícies de relevo plano e mais alto que as planícies, com altitude, em média, superior a 300 metros em relação às áreas ao seu redor. Os limites dos planaltos são marcados por escarpas íngremes. O planalto é uma forma de relevo, ao contrário da planície, em que os processos de erosão superam os de deposição ou sedimentação. São áreas que fornecem significativa quantidade de sedimentos para as áreas com altitude inferior ao seu redor, como as planícies ou depressões.
Os planaltos apresentam formas variadas, como morros, serras, tabuleiros, chapadas e são formados por processos erosivos. Ou seja, foram um dia um relevo mais íngreme e pelos processos de intemperismo, como a chuva e o vento, tornaram-se relevos mais rebaixados que as montanhas e com topos mais aplainados.
Explicação:
Resposta:
vhis muie não sei
Explicação:
não sei kaizjanzjzj