Como se caracteriza a segunda teoria do aparelho psíquico, também conhecida como segunda tópica?
Soluções para a tarefa
O ID é nossa fonte de energia e prazer psíquicos. Ele é só e altamente inconsciente, e já começa a atuar desde a infância (principalmente nela), quando somos movidos por vontades/desejos/pulsões; queremos incansavelmente alguma coisa sem pensarmos nas consequências.
O SUPEREGO é o nosso julgamento moral e ético. Ele passa a existir a partir do Complexo de Édipo, e é o que nos barra das pulsões desenfreadas do ID, ou seja, é aquilo que nos diz "NÃO", que nos mostra caminhos de certo e errado.
O EGO é o princípio da realidade. Ele tem que lidar com as vontades do ID, as barreiras do SUPEREGO, e manejar tudo isso para poder viver as situações a sua volta.
A Segunda Teoria do Aparelho Psíquico, também conhecida como a Segunda Tópica de Freud se caracteriza como o estudo sobre o Inconsciente, que desenvolve o modelo estrutural da psique humana.
A Segunda Tópica estabelece a divisão da psique entre o Ego, o Superego e o ID. Sabendo disso, o ID é a parte primária da personalidade humana e é dela que as outras duas se originam, seria o nosso lado mais animalesco.
O Ego, por sua vez, se origina a partir do ID e se desenvolve em contato com a realidade do mundo. Seu papel é de intermediador entre os desejos internos do ID (mais animais, por assim dizer) e o Superego.
O Superego, por sua vez, é desenvolvido por meio do Ego, sendo basicamente um juiz em nossa mente. É nele que estão os valores pessoais e morais absorvidos. Já o Consciente fica acima de todas essas três divisões estruturais da psique.
Para saber mais sobre Freud e seu trabalho, confira:
https://brainly.com.br/tarefa/15263892
Abraços!