Geografia, perguntado por lucas0078830, 11 meses atrás

como se caracteriza a macrocefalia urbana​

Soluções para a tarefa

Respondido por mazinemelissa
3

Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões.[1] Ou seja, uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão.[2]

Existem vários exemplos em países subdesenvolvidos, onde a urbanização foi acelerada, formando um número pequeno de grandes cidades e um número grande de pequenas cidades, pelo fenômeno da metropolização. Pode-se citar exemplos em vários países da América Latina, com destaque para Montevidéu, que concentra a metade da população do Uruguai.

Respondido por ynaradecesary20
2

Macrocefalia Urbana é um problema frequente nas grandes metrópoles do mundo. Esse conceito está associado ao crescimento desordenado das cidades.

Assim, podemos dizer que macrocefalia urbana é o processo de crescimento urbano sem estrutura e condições dignas de vida decorrente do aumento no número de habitantes de uma cidade, causado pela migração.

O crescimento populacional favorece ocupações irregulares, moradias precárias e favelas, levando à construção de uma sociedade marginalizada dentro dos grandes centros urbanos.

Assim, a macrocefalia urbana é marcada pela concentração de uma população num espaço limitado e sem infraestrutura.

A macrocefalia urbana é mais comum nos grandes centros urbanos de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil.

Perguntas interessantes