Português, perguntado por harmonica, 11 meses atrás

como se articulam os agentes do discurso no Barroco??

Soluções para a tarefa

Respondido por livro9
8
Barroco – Origem

O termo barroco, provavelmente, em última análise, é derivado da palavra italiana barocco, que os filósofos usavam durante os Idade Média para descrever um obstáculo no esquema lógica.

Posteriormente, a palavra passou a designar qualquer idéia contorcida ou processo involutivo do pensamento.

Outra fonte possível é a palavra portuguesa barroco, usado para descrever uma irregular ou em forma imperfeita de pérolas, e este uso ainda sobrevive no termo do joalheiro pérola barroca.

Na crítica de arte da palavra barrocoveio a ser usado para descrever qualquer coisa irregular, estranho, ou de outra forma com partida regras e proporções estabelecidas.

Três principais tendências da época

Três tendências culturais e intelectuais mais amplos teve um profundo impacto sobre a arte barroca, bem como música barroca.

A primeira delas foi o surgimento da Contra-Reforma e ampliação de seu domínio, tanto territorialmente e intelectualmente. Nas últimas décadas do século 16, o estilo refinado conhecido como Maneirismo tinha deixado de ser um meio eficaz de expressão, e sua inadequação para a arte religiosa foi sendo cada vez mais sentida nos círculos artísticos.

Para combater as incursões feitas pela Reforma, a Católica Romana Igreja depois do Concílio de Trento (1545-1563) adotou uma propagandístico posição em que a arte era servir como um meio de ampliar e estimular a confiança dos cidadãos na igreja. Para tal, a igreja adotou um programa artístico consciente cujos produtos faria um apelo emocional e sensorial abertamente aos fiéis.

O estilo barroco que evoluiu a partir deste programa foi, paradoxalmente, tanto sensual e espiritual; enquanto um tratamento naturalista rendeu a imagem religiosa mais acessível para o paroquiano médio, efeitos dramáticos e ilusórios foram usadas para estimular a piedade e devoção e transmitir uma impressão do esplendor do divino. Tetos de igrejas barrocas, assim, dissolvido em cenas pintadas que apresentaram visões vívidas do infinito para o observador e os sentidos dirigidos em direção a preocupações celestiais.

A segunda tendência foi a consolidação do absolutos monarquias, acompanhado por uma cristalização simultânea de uma classe média importante e poderoso, que agora passou a desempenhar um papel na arte patrocínio. Palácios barrocos foram construídas em uma expandida e monumental escala a fim de mostrar o poder ea grandeza do Estado centralizado, um fenômeno melhor exibida no palácio real e jardins em Versailles. No entanto, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de um mercado de fotos para a classe média e seu gosto pelo realismo pode ser visto nas obras dos irmãos Le Nain e Georges de La Tour na França e nas variadas escolas de holandês do século 17 pintura.

A terceira tendência foi um novo interesse pela natureza e um alargamento geral da horizontes intelectuais humanos, estimulados pela evolução da ciência e pela exploração do globo. Estes produziram simultaneamente um novo sentido tanto da insignificância humana (particularmente encorajada por Copérnico deslocamento da Terra do centro do universo) e da complexidade insuspeita e infinitude do mundo natural.

O desenvolvimento do século 17, paisagem, pintura, em que os seres humanos são frequentemente retratados como figuras hora em um grande cenário natural, é indicativa dessa mudança da consciência da condição humana.

Barroco – Arte, Literatura, Pintura e Música

Num sentido amplo, o barroco pode ser visto como uma tendência constante do espírito humano e, conseqüentemente, da cultura, presente em todas as manifestações de nossa civilização, sobretudo na história da arte. Representa o apelo ao emocional, ou dramático, em oposição à tendência do intelecto a estabilizar e fixar autoritariamente princípios rígidos.

Perguntas interessantes