como sartre entende os valores
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O filósofo Jean-Paul Sartre formulou toda uma teoria centrada no homem em situação. ... Não há qualquer obrigação metafísica que impõem ao homem como ele deve agir, quem ele deve ser e seus valores. O valor não é um dado objetivo, já existente no mundo, ao contrário: ele surge a partir da subjetividade do homem.
Sartre defende que o homem é livre e responsável por tudo que está à sua volta. ... Para Sartre, nossas escolhas são direcionadas por aquilo que nos aparenta ser o bem, mais especificamente por um engajamento naquilo que aparenta ser o bem e assim tendo consciência de si mesmo.
“A realidade humana não tem desculpas: somos responsáveis pelo mundo, porque o elegemos. O homem é o único legislador de sua vida, e a única lei de sua existência diz apenas: ‘escolhe-te a si mesmo’. Ou então, ‘fazer e, ao fazer, fazer-se’. A cada momento o homem deve escolher o seu Ser, lançando-se continuamente a seus possíveis e constituindo pouco a pouco a sua essência, através dessas escolhas, contando, para agir, somente com a voz de sua consciência.”
O que resta ao homem? Sua liberdade, consequência básica dessa constatação. A única opção é criar. É durante a própria existência que o homem define, a cada momento, o que ele é. Em outras palavras, o...