Biologia, perguntado por lulualcantara2owufbf, 1 ano atrás

Como são utilizados os apêndices em artrópodes? Dê exemplos

Soluções para a tarefa

Respondido por ParkKethlynKook
1
Apêndice é a designação dada às estruturas anatómicas pares dos artrópodes, formadas por elementos articulados entre si, que se inserem como apêndices nos metâmeros do corpo do artrópode.[1] A condição primitiva é a presença de um par de apêndices similares em cada metâmero, disposição que é conservada em poucos artrópodes actuais. Nesta acepção, as asas dos insectos não são consideradas apêndices.

Tipos de apêndices

A estrutura básica dos apêndices dos artrópodes é constituída por uma parte basal, ou proximal, que serve como estruturas de ligação com o corpo o metâmero de inserção, ou seja com o corpo em sentido estrito, e uma parte distal que, em princípio, teria função locomotora. Dependendo da morfologia da parte distal, os apêndices são classificados em dois tipos morfológicos:[2]

Apêndices unirrâmios — são apêndices com um único eixo, isto é desprovidos de qualquer ramificação ao longo da sua estrutura central. Nestes apêndices, a região proximal é denominada coxopódio e a distal telopódio, sendo constituídas por um número variável de artículos. O coxopódio apresenta em geral expansões denominadas epipoditos (ou exitos), situadas na parte externa, e enditos, localizadas na parte interna. Os apêndices unirrâmios são típicos dos artrópodes terrestres (aracnídeos, miriápodes e insectos).Apêndices birrâmios — são apêndices com dois eixos, isto é bi-ramificados. Nestes apêndices, a região proximal recebe a designação de protopódio ou simpódio, na qual se articulam os dois ramos. O ramo principal é o interno (endopódio); o ramo secundário é o externo (exopódio). O protopódio pode apresentar também protopoditos e enditos, para além de epipódios com função respiratória. Os apêndices birrâmios são típicos dos artrópodes aquáticos (trilobites e crustáceos).

Não existe conhecimento seguro que permita determiner qual dos tipos de apêndice apareceu primeiro no curso da evolução. Ao longo do tempo foram apresentadas e defendias as três hipóteses possíveis: (1) o modelo primitivo era unirrâmio; (2) o modelo primitivo era birrâmio; e (3) unirrâmios e birrâmios tiveram origem evolutiva independente.



Perguntas interessantes