Geografia, perguntado por kaaahsousa123, 1 ano atrás

como são medidas As queimadas no Brasil​

Soluções para a tarefa

Respondido por emmillycarvalho17
3

Resposta:

De acordo com o Inpe, satélites detectam focos com no mínimo 30 metros de extensão e 1 metro de largura.

Explicação:

O Inpe realiza medições desde 1986, após ter realizado um experimento de campo em conjunto com pesquisadores da Nasa.

Um foco precisa ter pelo menos 30 metros de extensão por 1 metro de largura para que os chamados satélites de órbita possam detectá-lo. No caso dos satélites geoestacionários, a frente de fogo precisa ter o dobro de tamanho para ser localizada.

- Cada foco de incêndio representa uma única queimada?

Não necessariamente. Um foco indica a existência de fogo em um píxel de imagem. Neste píxel pode haver uma ou várias queimadas distintas. Se uma queimada for muito extensa, ela será detectada também com píxels vizinhos àquele. Ou seja, vários focos estarão associados a uma só queimada. Neste contexto, o número produzido é um indicador, e n uma medida absoluta.

- Quais satélites são utilizados?

Todos que possuem sensores ópticos (operando em uma faixa termal média de 4um) e que estão disponíveis ao Inpe. São nove no total. Hoje são utilizadas imagens dos satélites polares NOAA-18, NOAA-19 e METOP-B, as MODIS dos Nasa Terra e Aqua, as VIIRS do NPP-Suomi e NOAA-20 e as imagens dos satélites geoestacionários GOES-16 e MSG-3. Cada satélite de órbita polar produz pelo menos dois conjuntos de imagens por dia, e os geoestacionários geram várias imagens por hora. Os dados são recebidos nas estações de Cachoeira Paulista (SP) e Cuiabá (MT).

Perguntas interessantes