como são formados faunas e floras de mata Atlântica e Caatinga?
pfvrrrr ! urgente!
Soluções para a tarefa
Caatinga:
Foram encontrados na Caatinga várias espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes. Existem catalogadas seis espécies de felinos na Caatinga, além de uma ampla variedade de sapos, escorpiões, lagartos e cobras. São animais comuns no bioma: o Veado-catingueiro, o Preá, o Gambá, o Sapo-cururu, a Cutia, o Tatupeba, a Ararinha-azul, a Asa branca, o Sagui-de-tufos-brancos, dentre muitos outros. Apesar da diversidade, os animais da Caatinga têm sofrido com a intensa atividade humana nesta região, sendo afugentados ou até reduzidos em quantidade, por conta da ação antrópica naquele bioma.
A vegetação da Caatinga tem como características principais árvores de pequeno porte, mas principalmente arbustos, com predominância de cactáceas. As árvores perdem suas folhas nas estações mais secas, e é no período de chuva em que a vegetação da Caatinga realmente se faz visível. As plantas da Caatinga possuem estruturas próprias que se adaptam às condições áridas da região, contando com mecanismos de armazenamento de água, que as auxiliam a sobreviver nos períodos mais secos. Os troncos das árvores existentes são tortuosos e com espinhos.
Mata Atlântica:
Assim como a vegetação diversificada, a fauna da Mata Atlântica também é destaque pela variedade de espécies. Várias espécies originárias da Mata Atlântica estão em extinção, destacando-se os micos-leões, as lontras, as onças-pintadas, dentre outros. Existem várias espécies endêmicas no bioma, ou seja, espécies animais que só existem neste tipo de bioma. A diversidade da fauna da Mata Atlântica advém da própria biodiversidade vegetativa, além da expressiva extensão territorial ocupada pelo bioma no território brasileiro.
Muitas espécies da flora da Mata Atlântica são endêmicas e ameaçadas de extinção.
O conjunto de características que forma a Mata Atlântica propiciou uma significativa diversificação ambiental, criando as condições adequadas para a evolução de uma complexa natureza vegetal e animal altamente rico.
É por este motivo que a Mata Atlântica é considerada atualmente como um dos biomas mais ricos em termos de diversidade biológica do Planeta