Como são fabricados os fogos de artifício?
Soluções para a tarefa
Explicação
O fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre "nitrato de potássio") e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão) espero ter ajudado
A pólvora, que é o principal ingrediente de um fogo de artificio, tem na composição desse produto nitrato de potássio (KNO3), perclorato de potássio (KClO4) ou clorato de potássio (KClO3). Eles são compostos oxidantes altamente explosivos, servindo para aumentar a explosão e a claridade proporcionada pelo fogo de artifício. Já as cores dos fogos de artificio podem ser produzidas por dois fenômenos distintos: a incandescência e a luminescência.
A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias, ou seja, quando um certo elemento é aquecido e produz energia. É o mesmo processo que ocorre com as luzes incandescentes. Este fenômeno acontece com os fogos de artifício, nos quais são utilizados metais como o alumínio e magnésio, que ao queimarem produzem alta claridade.
A luminescência é a luz produzida a partir de emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo. Nos fogos que utilizam desse fenômeno, usa-se os sais dos elementos desejados, e não o original que é muito mais forte. Cada elemento, produz uma cor diferente nesse fenômeno.
Como dito, para cada cor, um elemento diferente é usado no fenômeno da luminescência. Veja:
- Amarelo: Sais de sódio, tais como: NaNO3, Na3AlF6 e NaCl
- Azul: Sais de cobre, tais como: CuCl2 e Cu3As2O3Cu(C2H3O2)2
- Laranja: Sais de cálcio, tais como: CaCl2, CaSO4 e CaCO3
- Vermelho: Sais de estrôncio e lítio, tais como: SrCO3 e Li2CO3
- Verde: Sais de bário, tais como: Ba(NO3)2e BaCl+
- Roxo: Mistura de sais de estrôncio e cobre
- Branco: Alumínio e magnésio, metálicos ou sais.