Como são escolhidos atualmente os poderes politicos no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como são eleitos os senadores?
Eles são escolhidos pelo voto majoritário: são eleitos os candidatos mais votados em cada Estado, em um único turno. O mesmo sistema é adotado para eleger presidentes, governadores e prefeitos, com a diferença que, nestes casos, é preciso que o candidato alcance a maioria absoluta dos votos válidos (50%), podendo ir ao segundo turno.
E os deputados?
Eles são eleitos pelo sistema eleitoral proporcional de lista aberta, em que o número de votos para se eleger é condicionado pela relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras que o Estado tem na Câmara.
“A lógica é que cada partido ou coligação tenha um número de assentos proporcional ao número de votos que obteve”, explica Ana Paula de Barcellos, professora de Direito Constitucional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O quociente eleitoral (o mínimo de votos necessário para eleger um deputado) é obtido pela divisão do total dos votos válidos pelo número de cadeiras do Estado na Câmara. Cada eleitor vota nominalmente em um candidato ou partido, mas ganham os que alcançam esse quociente, havendo transferência de votos para que se elejam os mais votados do partido ou coligação.