Como são denominadas as atividades que tem por objetivo produzir e distribuir mercadorias
Soluções para a tarefa
O novo comportamento gerencial orienta-se pelo consentimento e pela participação; os processos de aprimoramento estão interligados num processo de aprendizagem cooperativo que abrange todos os que fazem parte da empresa e que deve estabelecer-se como estratégia comunicativa e cooperativa de solução de problemas; a organização do trabalho deve eliminar a hierarquia e a divisão taylorista, passando a favorecer, por meio da cooperação dócil, grupos de trabalho e teams.
O ideário burguês, acima expressado, se sustenta na concepção de harmonia entre as classes sociais, pois, evidentemente, parece haver a aceitação e a incorporação, por parte dos trabalhadores, da “política concorrencial” e da “competitividade”, imposta nas relações entre capitalistas, a qual leva os trabalhadores a defenderem seus interesses como se fossem os da “fábrica”. Defendendo a empresa, o trabalhador estaria defendendo-se contra o desemprego. O apego do trabalhador pela “sua” empresa é a expressão máxima da ideologia burguesa, levando Antunes a fazer a seguinte indagação: “O que é o ‘espírito Toyota’, a ‘família Toyota’, “a Nissan, fábrica da nova era’, o ‘sindicato-casa’, senão a expressão mais límpida e cristalina deste mundo do trabalho que deve viver o sonho do capital.
Como o princípio de organização do trabalho está voltado para a qualidade total, a “produção enxuta“ procura eliminar os defeitos da produção. Com este objetivo, o ohnismo instituiu e adaptou vários métodos para atingir a perfeição do sistema produtivo. Um dos métodos adaptados pelo ohnismo, foi criado por Shewhart, na década de 30. O ciclo PDCA [15] (Plan, Do, Check, Action), que atua no sentido de analisar constantemente a produção, tendo como fundamento, a busca constante pela qualidade nos produtos, revendo sempre os princípios produtivos, reavaliando e corrigindo as possíveis falhas no planejamento.