Como saõ definidas a sabedoria no taoismo e no confucionismo?
Soluções para a tarefa
O taoismo constitui uma doutrina mística e filosófica que gira em torno do Tao, termo que literalmente significa “caminho”. Sua sabedoria encontra-se na procura em alinhar a vida cotidiana do indivíduo ao Tao.
No taoismo o “caminho” pode ser entendido em três sentidos diferentes e complementares:
Primeiro, o Tao é o “caminho da realidade última”, isto é, a verdadeira base da qual todas coisas jorram, o qual não pode ser apreendido pelo intelecto. Esse Tao inefável e transcendente está acima de todas as coisas, por trás de todas as coisas, debaixo de todas as coisas.
No segundo sentido, ele é o “caminho do universo”, a norma, o poder propulsor de toda a natureza, o princípio ordenador de toda a vida. Basicamente espírito em vez de matéria, ele não se exaure; quanto mais utilizado mais ele flui, pois é a “fonte inesgotável”, o “espírito do universo”.
No seu terceiro sentido, o Tao refere-se ao “caminho da vida humana”, quando ela se harmoniza com o Tao do universo.
Há muitos conceitos e valores de grande importância na compreensão taoista. Eles rejeitam todas as formas de autoafirmação e competição. Percebem a natureza que deve ser transformada em amiga, e não em algo que precisa ser controlado e conquistado.
No taoismo tende para a naturalidade, assim, extravagâncias e pompas são vistas como tolices. Elemento fundamental no taoismo é a noção da relatividade de todos os valores e a identidade dos opostos.
O taoismo está associado ao símbolo do yin/yang, que representa a polaridade a partir da qual surgiu o universo, as oposições básicas da vida: bem/mal, claro/escuro, masculino/feminino, assim por diante. Embora essas polaridades estejam em tensão, elas não são opostas, mas complementares e interdependentes. Ambas se resolvem no círculo que as cerca, a saber, o Tao em sua totalidade eterna.
O confucionismo é um conjunto de pensamentos, regras e rituais sociais praticados pelas elites chinesas até a queda do regime imperial em 1911. A sabedoria no confucionismo determina o ser humano bom, como aquele que está sempre tentando se tornar melhor, segundo seus preceitos.
O conceito Tao também está presente no confucionismo, porém de forma diferente do taoismo. No confucionismo, Tao é a harmonia predominante no universo, isto é, o relacionamento bom e equilibrado entre todas as coisas.
Essa harmonia constitui o modelo para toda a sociedade. O indivíduo necessita, portanto, viver em harmonia e isso pode ser alcançado se o seu interior estiver em consonância com o Tao, que pode ser obtido através do estudo do passado, da tradição.
Para Confúcio, o lugar do indivíduo na sociedade é regulado por cinco relações: entre o senhor e o servo, entre o pai e o filho, entre o esposo e a esposa, entre o irmão mais velho e o irmão mais novo, entre o amigo mais velho e o amigo mais novo.
É vital para a saúde da sociedade que essas relações sejam corretamente formadas.Conceitos como piedade filial, respeito e reverência são importantíssimos no confucionismo, embora não necessariamente com interesses religiosos ou metafísicos.
Bons estudos!