como são chamados os tons de marrom na arte?
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Marrom é uma cor composta. No modelo de cores CMYK usado na impressão ou pintura, o marrom é feito combinando vermelho, preto e amarelo, ou vermelho, amarelo e azul. No modelo de cores RGB usado para projetar cores em telas de televisão e monitores de computador, o marrom é feito combinando vermelho e verde, em proporções específicas. A cor marrom é vista amplamente na natureza, na madeira, no solo, na cor do cabelo humano, na cor dos olhos e na pigmentação da pele. O marrom é a cor da madeira escura ou do solo rico. De acordo com pesquisas de opinião pública na Europa e no Estados Unidos o marrom é a cor menos favorita do público; a cor é mais frequentemente associada à simplicidade, ao rústico e à pobreza.
História e arte
História antiga
Brown tem sido usado na arte desde os tempos pré-históricos. Pinturas usando umber, um pigmento de argila natural composto de óxido de ferro e óxido de manganês, foram datadas de 40.000 aC. Pinturas de cavalos marrons e outros animais foram encontradas nas paredes da caverna de Lascaux, datando de cerca de 17.300 anos. As figuras femininas em pinturas antigas de tumbas egípcias têm pele morena, pintada com umber. O bronzeado leve era frequentemente usado em ânforas e vasos gregos pintados, como pano de fundo para figuras negras, ou o contrário.
Os gregos e romanos antigos produziam uma fina tinta marrom-avermelhada, de uma cor chamada sépia, feita da tinta de uma variedade de choco. Esta tinta foi usada por Leonardo da Vinci, Raphael e outros artistas durante o Renascimento, e por artistas até os dias de hoje.
Na Roma Antiga, a roupa marrom estava associada às classes mais baixas ou aos bárbaros. O termo para os plebeus, ou pobres urbanos, era “pullati”, que significava literalmente “aqueles vestidos de marrom”.
História pós-clássica
Na Idade Média, vestes marrons eram usadas por monges da ordem franciscana, como sinal de sua humildade e pobreza. Esperava-se que cada classe social usasse uma cor adequada à sua estação; e cinza e marrom eram as cores dos pobres. Russet era um tecido grosso feito à mão feito de lã e tingido de pêlo e mais furioso para dar uma sombra cinza ou marrom. Pelo estatuto de 1363, os ingleses pobres eram obrigados a usar castanho-avermelhado. O poema medieval Piers Ploughman descreve o cristão virtuoso:
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