Filosofia, perguntado por hellysantoshellysant, 6 meses atrás

Como saber se aquilo que eu penso que eu faço que eu falo se é certo ou errado ​

Soluções para a tarefa

Respondido por asheleysilvaftu06
0

Opa, beleza colega!?

________________________________

Resposta:

Esta é a pergunta ética por excelência que Sócrates fez há mais de dois mil anos.

Se ainda se busca tal resposta, é porque a questão é complexa. E para toda questão complexa há saídas fáceis e preguiçosas:

• a saída relativista é afirmar que não existe certo nem errado: o homem é a medida de todas as coisas, dizia o sofista Protágoras, um dos rivais de Sócrates. Por achar bobagem a busca pela verdade moral, ensinava meras técnicas de retórica e oratória para seus alunos em troca de dinheiro. Os sofistas são os pais da publicidade e do marketing político moderno

• a saída cética também tem certo tom demissionário: Já que para cada um que fala o que é certo há outro que diz que tal ponto é errado, o melhor é suspender o juízo e viver em tranquilidade, pautando-se pelo senso comum.

• a saída utilitarista já é mais corajosa ao afirmar que certo é tudo aquilo que gera o maior prazer ao maior número de pessoas. Contudo, quem vive em um dilema entre salvar uma única pessoa querida e mil anônimos deve compreender tal ética como risível.

• a saída voluntarista dita que certo é fazer o que nossa vontade nos manda fazer. Até que ponto, contudo, que obedecer à vontade gera prazer e não uma sensação de aprisionamento? Até que ponto o prazer não tolhe nossa liberdade, quando buscamos o prazer e o bem-estar a qualquer custo?

Tanto estas como outras soluções possuem, em situações extremamente específicas, seus valores. A filosofia, contudo, herdeira do projeto socrático, deve ter como única regra a recusa de soluções fáceis e reducionistas.

________________________________

ASHELEY

Perguntas interessantes