Química, perguntado por isabelecris24p5ygvj, 11 meses atrás

Como saber quantos elétrons o elemento químico vai ganhar e perder. Exemplos por favor.

Já agradeço​

Soluções para a tarefa

Respondido por carolinelau
3
PRIMEIRAMENTE...
você deve ter o conhecimento de que os átomos GANHAM ou PERDEM elétrons através das LIGAÇÕES QUÍMICAS que exercem entre si.
E PORQUE ESSES ÁTOMOS SE LIGAM?...
Baseado na REGRA DO OCTETO, que diz que os átomos tendem a se ligar para que adquiram a ESTABILIDADE ELETRÔNICA (que é ter 8 elétrons na camada de valência, camada eletrônica mais externa, assim como os Gases Nobres. Obs: os gases nobres por terem 8 elétrons na camada de valência, não precisam mais fazer ligações com outros átomos, sendo, assim, considerados ESTÁVEIS.).
ASSIM, PODE-SE CONCLUIR QUE:
Nem todos os átomos possuem 8 ELÉTRONS em sua camada de valência (só os gases nobres, como já foi citado...).
ESSES ÁTOMOS que NÃO possuem 8 elétrons em sua camada de valência são os que VÃO SE LIGAR entre eles, e OS MESMOS PODEM TER 1, 2, 3, 4, 5, 6 OU 7 ELÉTRONS NA CAMADA DE VALÊNCIA, e **É ISSO que vai determinar, nas ligações entre eles, quem vai DAR OU RECEBER os elétrons!:
*** -> Se um átomo tiver de 1 a 3 elétrons em sua camada de valência, ele vai tender a DAR (a outro átomo, que queira Receber elétrons) esses elétrons. Se tiver 5 a 7 elétrons, vai tender a RECEBER (de outro átomo, que queira Dar elétrons) esses elétrons. Tendo 4, poderá dar ou receber.
Obs1: note que um raciocíonio lógico é usado: sempre pensando: Qual será o jeito mais fácil de chegar a 8 elétrons: é esse átomo dando, ou recebendo, os elétrons que possui?
Obs2: considerando também, no caso de DAR os elétrons (quando tem de 1 a 4), que logo após dar esses, também se chegará a 8, pois devemos imaginar que isso é uma CAMADA, e atrás dessa, "tem outra outra camada, já com 8 elétrons preenchidos". *Sugiro que para entender mais esse detalhe, pesquise sobre Níveis Eletrônicos, para ter uma melhor noção do assunto.
Obs3: entre os casos acima, de quem dá ou recebe, é importante destacar a EXCEÇÃO do HIDROGÊNIO: que apesar de ter apenas 1 elétron em sua camada de valência, tende a RECEBER outro, para assim, com 2, ficar estável.
Perguntas interessantes