Como sabemos, o século XX é marcado por transformações profundas na organização da sociedade, assim como nos distintos modelos de ensino superior que influenciaram significativamente as concepções e estruturas das Universidades. Podemos citar os modelos francês, alemão, norte-americano e também socialista como sistemas que acabaram influenciando o restante do mundo.
Sobre esse tema, analise as seguintes sentenças:
I- No modelo francês se via uma ausência do Estado e havia uma intensa contribuição ao desenvolvimento das artes.
II- Na Alemanha a universidade é percebida como uma comunidade de pesquisadores com a indissociabilidade entre ensino e pesquisa e liberdade acadêmica e política.
III- No exemplo norte-americano, destaca-se o pragmatismo, com o advento da universidade-empresa.
IV- No modelo socialista havia uma forte presença estatal, na qual buscava a gratuidade do ensino para todos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)
Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
B)
Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas.
C)
Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
D)
Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Sobre os modelos de ensino superior que influenciaram significativamente as concepções e estruturas das Universidades:
Alternativa correta: B) Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas.
No modelo alemão, a universidade, embora sendo instituição do Estado, por ele mantida e vivendo sob a sua vigilância, conservou uma parte notável do seu caráter corporativo e deliberativo, gozando de liberdade de ensino e de pesquisa, nas suas primeiras décadas de funcionamento.
Enfatiza a importância da pesquisa na universidade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e a formação geral, científica e humanista, com enfoque na totalidade e universalidade do saber.
O modelo francês, desde Napoleão, a universidade é mantida e dirigida pelo Estado, tornando-se uma espécie de aparelho ideológico deste, com pequena autonomia frente aos poderes políticos.
A pesquisa não é tarefa primordial da universidade, havendo dissociação entre universidades, que se dedicam fundamentalmente ao ensino, e as voltadas para a pesquisa e a formação profissional de alto nível.
No modelo norte-americano, a instituição universitária procura associar estreitamente os aspectos ideais aos funcionais, estruturando-se de tal maneira que possa ajustar-se às necessidades da massificação da educação superior e da sociedade de consumo.
Bons estudos!