Biologia, perguntado por aaaaaaaaaa007, 1 ano atrás

Como sabemos a idade das árvores?

Soluções para a tarefa

Respondido por anabeatriz7245
1

Resposta:

Para saber a idade exata de uma árvore, é preciso contar seus anéis de crescimento. O problema é que, até pouco tempo atrás, os pesquisadores acreditavam que as espécies de regiões tropicais não tinham esses anéis. Isso porque é mais difícil observá-los nelas do que nas árvores de regiões temperadas, por exemplo. "Nas regiões temperadas, 100% das árvores têm anéis de crescimento. Já nas tropicais, eles são comprovados apenas em uma minoria", diz o professor. Para dificultar, não é qualquer anel que entra na conta. A precisão da idade só é alcançada quando os anéis são contados a partir da medula e do ponto mais baixo possível do tronco (veja abaixo).

Outro detalhe: o ano de crescimento de uma árvore não equivale a 12 meses, e sim ao período (variável) em que ela cresceu durante aquele ano. Por exemplo, há centenas de anos, em uma época de grandes chuvas, uma árvore que atualmente cresce durante 8 meses do ano poderia ter crescido por 11 meses. Os fatores que determinam isso dependem da espécie da árvore e do clima. Entre eles estão a temperatura, as chuvas e o oxigênio

Respondido por lucasmaciel888
0

O jeito mais prático e confiável de saber a idade de uma árvore é fazendo a Datação do Carbono 14, que é um isótopo raro.

A árvore quando nasce tem certo número de Carbonos 14 a cada Carbonos normais, por exemplo, 8 ppb (8 partes de carbono 14 por 1 bilhão de carbonos normais).

Passaram-se 43 anos, a árvore já está adulta. Se fizerem a datação nela pode, por exemplo, aparecer 7,69 ppb.

Essa diferença entre 8 e 7,69 demonstra, então, a idade que a árvore possui, que seria 43 anos.

Perguntas interessantes