Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Como Rousseau define o amor próprio?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaulbrich
6

Amor de sí, ou amor próprio? Qual a diferença? Qual deles é certo ou errado? Rousseau filosofa um pouco sobre cada uma dessas dúvidas..

As questões levantadas pelo filosofo Rousseau nos faz pensar em como o ser humano leva a relação ou até não-relação de amor de si e amor próprio. Para o filosofo, é preciso não confundir essas duas paixões muito diferentes. O amor de si é um sentimento natural que leva a pessoa a reservar sua conservação, o qual produz a humanidade e a virtude. E o amor próprio é apenas um sentimento relativo e nascido na sociedade, que leva cada pessoa dar mais importância a si do que de qualquer outra.

Ao sermos educados na infância, passamos por um processo civilizatório em que teremos comparações com outras pessoas, o que demonstra que amor de si e amor próprio são teorias extremamente opostas. Portando para ele, tudo inicia-se com o amor de si mesmo, que é a construção de um ser na sociedade para que ele obtenha caráter digno e correto, mas ao ser exposto à tantas mentiras na sociedade, ele acaba obtendo o seu lado egoísta, ou seja, o amor próprio.  

“Enquanto o homem viver, a fonte de suas paixões, a origem e o principio de todas as outras, a única que nasce com a nunca o abandona, é o amor de si” com essa frase Jean Jaches Rousseau acredita em uma paixão primitiva, que nasce com o individuo, antes de qualquer outro amor e que as outras paixões tidas com o tempo, não passem de modificações feitas pela sociedade, definindo como um sentimento que pode trazer-nos sede de afetividade, é a única paixão natural do homem, que garante a manutenção de vida. Ou seja, em outras palavras, pode ser entendido mais facilmente por algo natural que obtemos desde o nascimento, algo feito sem exigir nada de nenhuma outra pessoa.

Rousseau coloca a culpa do amor próprio na sociedade, alegando que a sociedade corrompe o sentimento natural, “com o surgimento da sociedade, o homem passa a centralizar-se em suas relações sociais. Motivados pelo desejo doentio de honra e distinção”, portanto, quando o homem entra vida civil, transforma o amor de si em amor-próprio, que consiste no desejo agressivo de controlar os outros. Por causa desse amor, o homem é tomado pela vaidade passa a reivindicar certa superioridade sobre qualquer outra pessoa, acaba subestimando o resto. Em outras palavras, o amor próprio é algo mais egoísta que adquirimos com o tempo e vivencia.

Relacionando com o cotidiano, não tem muitas dificuldades para entender as definições de cada um, temos um exemplo claro nas pessoas que vão para academia, uma parcela vai por sua saúde, para aumentar a qualidade de vida, essas estão englobadas no amor de si, já as pessoa que vão para malhar seu corpo, tendo em mente apenas a definição de corpo e afins, estão na definição de amor próprio.

Respondido por Brunaaaxl
2

Resposta:

sentimento natural que pertence ao homem sendo ele piedade e amor de si proprio

Explicação:

Perguntas interessantes