"Como resultado desse mecanismo, houve, em um governo de cinquenta anos, a sucessão de 36 gabinetes, com a média de um ano e três meses de duração cada um. (...) Tratava-se de um sistema flexível que permitia o rodízio dos dois principais partidos no governo, sem maiores traumas. Para quem estivesse na oposição, havia sempre a esperança de ser chamado a governar. Assim, o recurso às armas se tornou desnecessário".Boris Fausto. História do Brasil. 13a ed. São Paulo: EDUSP, 2008, pp.179-180O texto refere-se *
à República Oligárquica, cujo revezamento político das oligarquias paulista e mineira, no plano federal, consolidou os interesses da elite agroexportadora.
ao sistema político vigente no Segundo Reinado, que fortaleceu a figura do monarca e consolidou a ordem aristocrática-latifundiária-escravista imperial.
ao sistema bipartidário do Regime Militar no Brasil, que criou mecanismos fraudulentos de eleições e suprimiu as liberdades individuais dos cidadãos.
às divisões políticas e partidárias da República Populista, com os embates entre os conservadores e os entreguistas, no tocante a condução da política econômica.
aos mecanismos de poder existentes na Era Vargas, que permitiu o fortalecimento do presidente ao alternar no poder os grupos políticos aliados a ele.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ao sistema político vigente no Segundo Reinado, que fortaleceu a figura do monarca e consolidou a ordem aristocrática-latifundiária-escravista imperial
Explicação:
A questão remete ao Segundo Reinado, 1840-1889. Foi o longo governo de D. Pedro II. Este assumiu o trono com quinze anos incompletos após o caos político e social do Período Regencial, 1831-1840. O retorno da monarquia era visto por muitos como a possibilidade de restaurar a ordem social. O jovem imperador consolidou a ordem aristocrática-latifundiária-escravista e criou o Parlamentarismo no Brasil em 1847 inspirado no modelo Inglês para buscar a estabilidade política através da acomodação no poder de representantes dos partidos Liberal e Conservador. Daí a sucessão de 36 gabinetes, um verdadeiro rodízio político entre os dois partidos. Vale lembrar que os dois partidos “eram farinha do mesmo saco”, ou seja, não havia tantas diferenças ideológicas entre eles.