Biologia, perguntado por Brendalayane, 1 ano atrás

como resolver questoes de probabiliade?​

Soluções para a tarefa

Respondido por SrtaKanna
0

Resposta:

Só é possível calcular a probabilidade quando o evento em questão acontece ou não acontece — já que os dois não podem ser válidos ao mesmo tempo. Veja alguns exemplos de eventos mutuamente exclusivos: tirar 5 em um jogo de dados (o dado cai no 5 ou não cai no 5); um cavalo específico vencer uma corrida (o cavalo vence ou perde) etc.

  • Por exemplo: é impossível calcular a probabilidade de um evento do tipo "Um único lançar do dado gera um 5 e um 6".

Imagine que você quer determinar a probabilidade de tirar 3 em um jogo de dado com seis lados. "Tirar 3" é o evento — e, como já se sabe que o dado só tira um de seis números, há seis possíveis resultados. Nesse caso, existem seis possíveis eventos e um resultado que nos interessa. Veja dois outros exemplos fáceis de entender:

  1. Exemplo : Qual é a chance de escolher um dia que cai no fim de semana em meio a dias aleatórios?. "Escolher um dia que cai no fim de semana" é o evento, enquanto o número de resultados possíveis é sete (total de dias em uma semana).
  2. Exemplo : Um pote tem 4 bolinhas de gude azuis, 5 vermelhas e 11 brancas. Se eu tiro uma bolinha aleatória dele, qual é a probabilidade de ela ser vermelha?. "Tirar uma bolinha vermelha" é o evento, enquanto o número de resultados possíveis é a quantidade de bolinhas no pote (20).

Assim, você vai chegar à probabilidade de um evento específico acontecer. No exemplo de "tirar 3 em um jogo de dado", o número de eventos é 1 (só há um "3" em cada dado) e o número de resultados é 6. Nesse caso, dá para expressar essa relação como 1 ÷ 6, 1/6, 0,166 ou 16,6%. Veja os demais exemplos citados acima:

  1. Exemplo : Qual é a chance de escolher um dia que cai no fim de semana em meio a dias aleatórios?. O número de eventos é 2 (já que o fim de semana tem dois dias) e o de resultados é 7. Portanto, a probabilidade é de 2 ÷ 7 = 2/7, 0,285 ou 28,5%.
  2. Exemplo : Um pote tem 4 bolinhas de gude azuis, 5 vermelhas e 11 brancas. Se eu tiro uma bolinha aleatória dele, qual é a probabilidade de ela ser vermelha?. O número de eventos é 5 (já que o pote tem cinco bolinhas vermelhas) e o de resultados é 20. Portanto, a probabilidade é de 25 ÷ 20 = ¼, 0,25 ou 25%.

As chances de todos os eventos possíveis somados têm que ser iguais a 1 (ou 100%). Se isso não acontecer, você provavelmente cometeu algum erro na conta. Refaça os passos anteriores e veja o que está faltando.

  • Por exemplo: a chance de tirar um 3 em um jogo de dado é de 1/6, mas a chance de tirar qualquer outro número também é de 1/6. Nesse caso, 1/6 + 1/6 + 1/6 + 1/6 + 1/6 + 1/6 = 6/6 (ou 100%).
  • Se você se esquecesse do número 4 no dado, chegaria à probabilidade total de 5/6 (ou 83%), o que invalidaria o problema.

Isso quer dizer que não há chances de o evento acontecer (ou seja, ele é impossível). Por mais que seja difícil chegar a zero, ainda acontece de vez em quando.

  • Por exemplo: a probabilidade de o feriado da Páscoa cair em uma segunda-feira em 2020 é zero, já que a Páscoa sempre é no domingo.
Perguntas interessantes