Matemática, perguntado por alicianandi0312, 1 ano atrás

Como resolve logaritmo cm fração?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Hangon
4

log (8/27) na base 2/3

8/27 é a mesma coisa que (2/3)³

logo

log (2/3)³ na base 2/3 é

3.log 2/3 na base 2/3

log de x na base x é 1

então

3.log 2/3 na base 2/3 = 3.1 = 3


alicianandi0312: muito obrigada!!
Hangon: :)
Respondido por gabrieluniaofjp0gpl9
9

Você precisa saber de 2 coisas. Primeiro, sobre logaritmo de uma fração:

log(a*b)=log(a)+log(b) \\ log(a/b)=log(a)-log(b)

Basicamente, "log do produto é a soma dos log", e "log da divisão é a diferença dos log".

E agora, sobre a base do logaritmo ser uma fração, você precisa saber fazer uma mudança de base. Obs: Quando escrevemos apenas log(x), sem determinar base, estamos falando do logaritmo na base 10.

log_{b}(a)=\frac{log(a)}{log(b)}

Ou seja, "logaritmo de a na base b = logaritmo de a na base 10 dividido por logaritmo de b na base 10". Então, também podemos fazer isso quando temos uma fração na base, veja:

log_{\frac{a}{b}}(x)=\frac{log(x)}{log(\frac{a}{b})}

Perceba que agora temos apenas o log de uma fração, que já aprendemos a resolver lá em cima. Sabendo disso, vamos resolver o exercício. Primeiro, irei mudar de base, depois irei transformar as frações em diferença:

log_{\frac{2}{3}}(\frac{8}{27})=\frac{log(\frac{8}{27})}{log(\frac{2}{3})}=\frac{log(8)-log(27)}{log(2)-log(3)} = \frac{log(2^{3})-log(3^{3})}{log(2)-log(3)} \\ =\frac{3log(2)-3log(3)}{log(2)-log(3)}=\frac{3(log(2)-log(3))}{log(2)-log(3)}=3

É menos complicado do que parece: primeiro transforma todos os logaritmos na base 10. Depois, resolve lembrando que log(a^b) = b*log(a), mais as propriedades que falei acima, e você já resolverá 99% dos exercícios de log que cair pra ti. Obs: este resultado inteiro quer dizer 8/27 é (2/3)³, mas deixo-lhe aqui o método para resolver o caso geral. Bons estudos.


alicianandi0312: lendo o texto parece complicado, mas vendo as contas se torna fácil. Obrigada!!
gabrieluniaofjp0gpl9: Alicia, eu antigamente ensinava e aprendia tudo com continhas ao invés de letras, de forma mastigada. Mas uma vez tive um professor que não subestimava minha inteligencia, ele escrevia tudo de forma séria e teórica, e deixava para gente fazer o esforço de entender - ele sabia que era mais difícil, porém não era nada que não eramos capazes de entender.
gabrieluniaofjp0gpl9: A partir desse momento, deixei de ser um matemático bom para me tornar um matemático extraordinário. Não se limite. Você já fez a coisa mais difícil da sua vida: você vê traços aleatórias numa tela e entende palavras. Comparado com isso, logaritmo e matemática é fichinha. Até mais.
alicianandi0312: caramba! queria ser assim! Até mais, e obrigada dnv
Perguntas interessantes