como reduzir os problemas causados pelo lixo hospitalar?
Soluções para a tarefa
Resposta: Existem várias alternativas disponíveis no mercado, porém quase todas apresentam inconvenientes, tanto do ponto de vista sanitário/ambiental quanto do ponto de vista econômico, exemplos: Autoclavagem; Tratamento por microondas; incineração e outros.
Explicação:
Autoclavagem – apresenta custos de instalação e de operação elevados. É um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos. É comumente utilizada para esterilização de vidrarias, instrumentos cirúrgicos, roupas, etc.
Tratamento por microondas – esse tratamento desinfeta o material por aquecimento em temperaturas entre 95 e 100º C, por cerca de 30 minutos e o volume diminui em cerca de 80%. Esta opção nem sempre é bem vista porque depois de desinfectados os resíduos são dispostos em aterros sanitários, e existe a dúvida em relação ao elementos viróticos resistentes a temperaturas superiores a 100º C, se eles não poderão causar problemas futuros à população.
Incineração – queima controlada a temperaturas entre 800 e 1000º C. Do ponto de vista sanitário, está tecnologia é interessante pois elimina os microorganismos patogênicos e demanda um espaço físico pequeno para suas instalações. Entretanto, devem ser analisados alguns aspectos econômicos e ambientais, tais como: investimentos, presença de resíduos perigosos e lançamento de compostos perigosos na atmosfera.
Outros métodos: esterilização fracionada, por radiação ionizante e não-ionizante, por aquecimento a seco, fracionada, por substâncias químicas na forma líquida, por gases ou vapores químicos; encapsulamento.