como reduzir o lixo em grandes metrópoles?
Soluções para a tarefa
Resposta: Nossa consciência ambiental deve estar focada não apenas em encaminhar o lixo para o local correto (e reciclá-lo quando possível), mas também em encontrar formas de produzir menos resíduos.
Tal atitude colabora para a redução do montante do material lançado em aterros, lixões ou diretamente no meio ambiente e ajuda a enfrentar outras questões igualmente preocupantes, como o desperdício de comida.
Resposta:
A regra dos cinco Rs da sustentabilidade é muito usada para quem tem como foco diminuir a produção de lixo de forma qualificada e eficaz. Eles estão presentes em reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar, já que é preciso iniciar o mais urgente possível uma mudança de hábitos na sociedade.
A primeira meta é reduzir a quantidade de lixo produzida, priorizando produtos que possam ser reutilizáveis. Em seguida utilizar ao máximo o produto, retardando seu descarte o máximo possível, inclusive por meio do conserto. Trata-se de uma forma diferente de se lidar com a cultura de consumo.
Confira abaixo algumas das soluções possíveis para minimizar o problema do lixo nas grandes cidades:
Aterros tecnológicos.
A proposta é que o próprio lixo combata a si mesmo por meio de processos que aceleram a decomposição de lixos orgânicos. No meio dos lixos descartados no local, são despejados refrigerantes e cervejas que também foram descartadas por estarem fora da validade, e o gás do produto é capaz de fazer a decomposição ser muito mais rápida do que a média esperada.
Biodigestão.
A biodigestão consiste na criação de combustível por meio da utilização lixo orgânico descartado. Usinas recolhem esse tipo de lixo e conseguem produzir combustível limpo.
Crédito de carbono.
Esta é uma forma de gerar renda para o futuro, já que distribui canos capazes de captar os gases emitidos pelo lixo. Esse gás pode ser recuperado e tratado para gerar energia.
Incineração.
Sua atuação é na queima dos resíduos descartados, mas pode ser mais complexo por exigir uma estrutura mais complexa de reutilização do gás recuperado.
O lixo que vira asfalto.
O lixo hospitalar e metais pesados apresentam altíssimo risco de contaminação. Porém é possível transformá-lo em outros produtos, sem que ofereçam risco de contágio. Tudo porque esses materiais são transformados em pequenos graus que podem virar asfalto.
Espero ter ajudado, se sim coloque um obrigado e avalie por favor!!!
Obs: FICARIA MUITO GRATA E FELIZ SE VOCÊ COLOCA-SE COMO MELHOR RESPOSTA....
Bom dia e bons estudos!